Agricultura

Prefeitura de Rosário realiza credenciamento de agricultores selecionados no PNAE 2018

A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou, na manhã da ultima segunda-feira, 19, o credenciamento de agricultores selecionados pela Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao todo, 177 agricultores compareceram ao Ginásio Ferreirinha para assinatura dos contratos de fornecimento de legumes, verduras e frutas que vão abastecer o projeto Alimentação Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

Os agricultores credenciados deverão estar em conformidade com o instrumento de identificação para acessar o crédito rural, a DAP – Declaração de Aptidão do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). O documento facilita a comercialização dos produtos agrícolas e os recursos financeiros repassados pelo programa.

O secretário municipal de Agricultura, Valter Costa, explica que terá uma fiscalização para garantir a qualidade dos alimentos que vão abastecer as escolas. “A seleção foi bastante criteriosa e o acompanhamento terá supervisão de técnicos de nutrição, acompanhados de representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), para avaliar a qualidade da merenda escolar”, afirmou.

Nesta etapa, foram selecionados agricultores dos povoados de São João do Rosário, Bom Jesus, Cajazal, Igarapé Grande, Pirangi I, Pirangi II e Boa Vista.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos programas ofertados por meio do governo federal, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional para os estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Assim, o governo federal repassa aos estados, municípios e escolas federais, os valores financeiros em 10 parcelas mensais, entre fevereiro e novembro, para a cobrir em caráter suplementar os 200 dias letivos. O repasse é realizado de acordo com o número de matriculados em cada rede de ensino.
A Chamada Pública do PNAE atende às Resoluções nºs 26/2013 e 04/2015 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que determina que 30% dos recursos do PNAE sejam aplicados na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familia