Rosário adere à certificação do Selo Unicef 2017-2020

Com o objetivo de manter os índices positivos na proteção aos direitos de crianças e adolescentes nas áreas da saúde, educação, proteção e participação social, a cidade de Rosário aderiu, mais uma vez, ao Selo Unicef 2017 - 2020. Na última terça-feira, 17, a Prefeitura Municipal esteve reunida com a equipe da Comissão Intersetorial do Unicef, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município, para alinhar as etapas de promoção e participação nas diferentes etapas da certificação.

Estiveram presentes na reunião, a assistente social Neuza Maciel e a psicóloga Kely Santana, representando a prefeita Irlahi Moraes (MDB), também o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Rosário (CMDCA), Bismarck Pires, além de vereadores, secretários municipais e membros do Conselho Tutelar e Sociedade Civil.

“Rosário á recebeu certificação pelo Selo Unicef em 2016 e esse reconhecimento, além de um incentivo para a gestão municipal é também um desafio em continuar executando ações e políticas públicas que garantam a proteção de direitos das crianças e adolescentes”, destacou a assistente social Neuza Maciel.

Rosário é uma das 200 cidades do Maranhão que aderiram ao Selo Unicef. O Maranhão abriu o ciclo de capacitações em novembro do ano passado. De lá pra cá, os municípios integrantes vêm desenvolvendo diversas atividades, campanhas e diagnósticos sobre a situação da infância e adolescência e de criação de núcleos de adolescentes para engajamento e mobilização destes públicos para o debate de seus direitos.

A metodologia de trabalho para a certificação acompanha o desempenho e avaliação de indicadores sociais por meio da execução de ações, programas e políticas públicas: a busca ativa, inclusão e acompanhamento de crianças e adolescentes na escola; ações de promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção das IST/aids voltadas para adolescentes e jovens; Primeira Infância valorizada como prioridade na agenda de políticas públicas do município; ações multissetoriais de proteção ao direito à vida dos adolescentes e contra a violência; mecanismos de escuta e participação da sociedade, entre outras ações.

O Unicef promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer. No final da edição, os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados com o impacto social que o programa teve no município e com as ações estratégicas e políticas públicas desenvolvidas.

Benefícios sociais

Quando um município é certificado, os maiores beneficiados são as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.

O anúncio dos municípios que conquistaram o Selo UNICEF – Edição 2017-2020 será realizado em 2020, em data e local a serem anunciados pelo UNICEF. Os premiados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF.

O Selo Unicef é realizado em todos os nove estados da Amazônia Legal, com a participação de 639 municípios de um total de 805 na região. Um reconhecimento internacional que o município já conquistou em 2016.