Saúde

Prefeitura de Rosário prepara campanha de vacinação contra a gripe e doenças tropicais

 

Integrando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, a Prefeitura de Rosário vai oferecer, a partir do dia 23 de abril, a dose da vacina contra o vírus da influenza, causador de  doença,nas principais unidades básicas de saúde da zona urbana e rural do município.

A secretária municipal de Saúde, Viviane Brito, explicou que a meta estabelecida pela campanha é vacinar 90% do público-alvo, mas a cobertura deve ser bem maior. "Vamos envolver toda a equipe de saúde na campanha para que tenhamos um atendimento que alcance a toda população rosariense", disse Viviane.

Prioritariamente, serão vacinados gratuitamente pessoas com idade de 60 anos ou mais, mulheres com gestação de até 45 dias antes do parto, indígenas, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas, pessoas em privação de liberdade e funcionários prisionais.

Não há previsão de data para o término da campanha e a meta é imunizar o máximo de pessoas possíveis. A população deverá levar o cartão de vacinação, documentos ou prescrição médica que comprove condições clínicas especiais ou a atividade profissional.
 

Prevenção

A vacinação tem sido a estratégia utilizada no Brasil para evitar as internações e complicações, inclusive óbitos, causadas pela gripe nos grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Estudos científicos comprovam que a vacinação contribui para redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

Sintomas da gripe
Os sintomas mais comuns da doença são a febre, tosse e nariz entupido. A automedicação é prejudicial independente da gravidade da doença. A gripe pode se espalhar através das pessoas contaminadas. Elas expelem pequenas gotas de saliva através da fala, da tosse e do espirro. Quem tiver contato com esta saliva, tem grandes chances de ficar gripado. Outra forma de contágio é quando alguém coloca a mão em algum objeto com estas gotas de saliva.

Vale ressaltar que resfriado é diferente de gripe. Embora parecidos com o da gripe, os sintomas do resfriado são mais brandos e duram menos tempo. No resfriado, a febre é menos comum e, quando aparece, é baixa (até 37 graus).

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!