Prefeitura de Rosário realiza ação de combate à hipertensão arterial

A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã de quinta-feira, 26, uma grande ação de combate à hipertensão arterial. A atividade em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial integra as diversas ações da gestão municipal na área da saúde pública.

“Estamos promovendo, neste mês de abril, diversas ações que vão garantir mais qualidade de vida e a prevenção de doenças da população de Rosário. Realizamos um grande mutirão de cirurgia contra a catarata, iniciamos a campanha de vacinação contra a gripe, hoje tivemos esta grande ação que envolveu diversos tipos de atendimento, sempre com essa responsabilidade de garantir que o acesso à saúde seja uma prioridade em nossa gestão”, disse a prefeita Irlahi Moraes (MDB).

Durante toda a manhã, mais de 100 pessoas foram atendidas, na Unidade Básica de Saúde da sede da Prefeitura, com a realização testes rápidos, vacinação, atendimentos odontológicos, consultas médicas e palestras sobre o tema da hipertensão e diabetes, que atinge a 25% da população brasileira, como explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Lopes.

“A hipertensão é uma doença silenciosa. Hoje, a população está mais atenta às campanhas de saúde aqui em Rosário. A ação foi um grande sucesso e estamos cada vez mais empenhados em oferecer um atendimento de qualidade a todas as pessoas”, falou Viviane Lopes.

Hipertensão

26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que atinge 36 milhões de brasileiros. Cerca de 60% dos casos de infarto e 80% dos acidentes vasculares cerebrais são causados pela doença.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação (muito consumo de sal), o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário.