Meio ambiente

Rosário recebe oficina de capacitação do Plano de Resíduos Sólidos

A Agência Executiva Metropolitana (AGEM) realizou nesta terça-feira, 8, no município de Rosário, a Oficina de Capacitação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís (PGIRS). A ação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Rua Heráclito Nina, S/N, Centro.

O evento contou com a participação de técnicos da AGEM, do secretário de Meio Ambiente de Rosário, Leandro Cavalcante, bem como dos secretários de Meio Ambiente de Bacabeira, Matheus Linhares, e Axixá, Nildo Pereira da Encarnação, além do Fiscal de Meio Ambiente de Bacabeira, Ricardo Sodré. Também estiveram presentes representantes de entidades que atuam no segmento da reciclagem e da sociedade civil. Segundo Leandro Cavalcante, uma atividade como a Oficina de Capacitação promove a interação e o compartilhamento de experiências. “E isso contribui, sobremaneira, para o desenvolvimento da política de resíduos sólidos desenvolvida em nosso município”, afirmou.

A apresentação da Oficina de Capacitação foi feita pelo engenheiro ambiental Pedro Duarte, da Floram Engenharia, empresa contratada para coordenar o Plano de Gestão. “Tratamos dos conceitos básicos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, revelou Pedro.

A Oficina de Capacitação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís faz parte do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. “Durante esta ação podemos tratar de informações importantes que servirão de referência para a elaboração do PGIRS”, destaca o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

PGIRS

O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana da Grande São Luís tem por objetivo nortear o processo de planejamento aplicado à gestão de resíduos sólidos, que inclui os 13 municípios que integram a Região Metropolitana de São Luís, a saber, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Alcântara, Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Icatu, Axixá, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, além de São Luís.

Mais em Meio ambiente