Disputas no futsal marcam pré-finais dos Jogos Escolares rosarienses.

Quatro escolas concorreram, na tarde de terça-feira (15), aos títulos de campeãs da fase final da categoria infanto e infanto-juvenil de futebol de salão nos Jogos Escolares Rosarienses (JER’s). O evento promovido pela Prefeitura de Rosário, por meio das Secretarias Municipais de Esporte e de Educação, conta com a participação de mais de 700 alunos da Rede Municipal de Ensino de Rosário e serve como etapa classificatória para a disputa metropolitana dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) 2018.

“Temos investido bastante no esporte por acreditar que o desenvolvimento de habilidades, disciplina e concentração para o corpo ajudam no desenvolvimento também educacional dos nossos alunos. Os jogos escolares são um momento também de integração e socialização da juventude rosariense”, disse a prefeita Irlahi Moraes.

O time da escola Januário Carvalho, do povoado São Simão, foi campeão na categoria infantil, vencendo a disputa por 3 a 1 os alunos da escola Monsenhor Luís Alves Madureira (CEMA). Já na categoria infanto, o primeiro lugar na disputa foi para os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) que venceram por 6 a 1 o time da escola Luiza Gomes. A próxima etapa das disputas será na terça-feira, 22, com os jogos de futebol de campo.

Jovens talentos

Este ano, 18 escolas de Rosário inscreveram alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental na competição, em diversas modalidades esportivas, como futsal, ciclismo, handebol, vôlei, xadrez, entre outras. O objetivo dos jogos é incentivar a competição saudável, o talento, o aprendizado e discip?ina por meio do esporte a jovens com idade entre 12 a 17 anos, como explica o secretário municipal de Esporte, Ezequias Amorim.

“Rosário tem uma participação marcante na história dos JEM’s e muitos atletas nossos surgiram nessas disputas tendo sido revelados como grandes talentos do futebol brasileiro, a exemplo dos jogadores Zé Valdo, Mael e Canhoto. Agora, estamos levando para testes no time do Corinthians o garoto Riquelmo, de 14 anos, morador da zona rural de Curimata, que promete ser uma revelação do esporte nacional”, disse Ezequias.

Etapa metropolitana

Nos meses de junho e julho acontecerão as disputas entre as delegações esportivas das cidades de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário e Bacabeira, com competições no futebol, futsal, basquete, atletismo, handebol, voleibol, badminton, beach soccer e vôlei de praia.

“Ano passado, fomos pioneiros trazendo medalhas em esportes como o taekwondo, jiu jitsu e atletismo. Este ano, além do futebol, estamos com delegações competindo no handebol, vôlei, xadrez e futebol feminino”, complementou Ezequias Amorim.

A etapa estadual da maior competição estudantil maranhense ocorrerá entre os dias 11 e 18 de agosto, envolvendo em média, 75 mil alunos de diversas cidades do Estado.

Mais em Esportes