Professores de Rosário participam de capacitação promovida pela Prefeitura

Para garantir a melhoria da qualidade do ensino para as crianças da educação infantil, a Prefeitura de Rosário deu início, na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), à formação pedagógica para uma turma de 50 professores que atuam na Rede Municipal de Ensino.

“Esta é mais uma ação integrada da Prefeitura que visa garantir a qualidade do aprendizado na educação infantil. Na semana passada, foram as crianças que receberam livros didáticos e agora os professores vão aprender a melhor utilizar essa importante ferramenta pedagógica”, disse a prefeita Irlahi Moraes.

Com o tema “Aprender a brincar”, a formação pedagógica tem duas linhas de atuação. Uma que foca no uso pedagógico do livro didático e outra na importância do lúdico e da brincadeira à luz dos teóricos da educação, como explica a coordenadora municipal de Educação Infantil, Ryella Araújo.

“O principal objetivo desta formação é capacitar os professores sobre o desenvolvimento das crianças nessa fase da primeira infância com base no conhecimento teórico e pedagógico dos três principais teóricos da educação: Piaget, Vygotsky e Wallon”, explicou Ryella Araújo.

A formação inclui metodologia prática e teórica que será oferecida aos professores que atuam nas turmas da Creche I e II e Pré-Escolar I e II durante dois dias de capacitação. Ministrada pela pedagoga e mestranda em Ciências da Educação, Beatriz Alice Barbosa, que também é especializada em Educação Inclusiva e Psicopedagogia, o curso tem a parceria do Instituto Prisma de Desenvolvimento Humano (IPDH).

“A editora IPDH tem produzido importante conteúdo e livros didáticos que valorizam a importância do brincar. Nessa formação, o objetivo é trazer aos professores a compreensão do uso do livro didático, de forma lúdica, trazendo experiências novas da leitura e do brincar, tudo isso com práticas e recursos educacionais à luz das teorias educacionais”, ressaltou Beatriz Alice.

Para a professora Bernadete Nascimento Silva, que atua na escola Pirangi I, no bairro Santa Fé, a formação vai garantir a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. “Essa formação só tem a somar com o nosso trabalho porque precisamos nos atualizar para trazer o melhor para a sala de aula e para o desenvolvimento das crianças no dia a dia”, pontuou Bernadete Silva.

Parceria

A Secretaria Municipal de Educação, desde o ano passado, faz aquisição de livros didáticos para educação infantil das edições do IPDH e da Coleção Descobrir e Aprender. No início do mês de maio, foram doados 2.500 livros para alunos de 28 escolas municipais de Rosário. A doação dos livros didáticos é uma das estratégias que integra o Plano Municipal de Educação, que visa a melhoria do padrão de qualidade da educação rosariense.