Educação

Governo e Prefeitura de Rosário firmam convênio e garantem a continuidade das escolas militares rosarienses

Com o objetivo de ampliar a formação cidadã das crianças e jovens rosarienses, a Prefeitura de Rosário e o Governo do Estado assinaram, na tarde de terça-feira (5), um convênio para aplicação do ensino militar sob orientação do Corpo de Bombeiros em três escolas municipais de Rosário.
 

O documento foi assinado na presença do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela; da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes; do comandante do Corpo de Bombeiros, Célio Roberto; do coordenador-executivo do Programa Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves; do secretário municipal de Educação de Rosário, Joaquim Sousa Neto, e demais diretores das escolas de Rosário.

“Quero agradecer ao coronel Célio Roberto e ao secretário Jefferson Portela por terem nos recebido. Estamos felizes em voltar para Rosário com a garantia desse convênio que vai trazer mais benefícios para a educação de nossas crianças com a orientação cidadã do Corpo de Bombeiros”, pontuou Irlahi Moraes (MDB).

As escolas Unidade Integrada Deputado Ivar Saldanha (povoado São João do Rosário), Unidade Integrada Januário Carvalho (povoado São Simão) e o Centro Educacional Monsenhor Alves Madureira (centro de Rosário) receberão as orientações do Corpo de Bombeiros, com base nas estratégias e metas do Plano Municipal de Educação (Lei 190/2015) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº 9.394/96).

Na prática, os alunos terão aulas sobre educação moral e cívica, valores e respeito humanos, moral e ética, com o objetivo de também garantir a melhor convivência com os professores e familiares. Além do município de Rosário, o projeto já acontece em outras cidades, como Bacabeira, Timon, Santa Rita, São José de Ribamar e São Luís.

Para o secretário Jefferson Portela, o convênio sinaliza a legalização das escolas militares para a formação de cidadania. “O objetivo dessa prática educacional não é para militarizar os jovens, mas para formar o cidadão. Essa formação, o aluno levará para o resto da vida. Rosário passa a contar, por meio deste convênio, com a legalização das escolas militares, em convênio com o Corpo de Bombeiros. É um caminho que o sistema de segurança escolheu para colaborar com a reorganização social do nosso país e, sem dúvida nenhuma, o ponto fundamental para essa reorganização é a educação” finalizou o secretário.

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!