Prefeitura de Rosário lança campanha Julho Amarelo, de combate às hepatites

Todos as unidades de saúde do município irão oferecer exames gratuitos para HIV, Sífilis e Hepatite B e C durante todo o mês

A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 11, o lançamento da campanha Julho Amarelo, com foco na luta e prevenção das hepatites virais. A solenidade aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Cidade Nova com a presença da prefeita Irlahi Moraes (MDB), da secretária de Saúde, Viviane Arruda, e população em geral.

A prefeita Irlahi destacou a importância da campanha no município de Rosário. “Nosso objetivo é levar informação à população sobre a prevenção e também sobre o diagnóstico precoce a essas infecções”, disse a gestora municipal.

Durante todo o mês de julho, serão realizados, gratuitamente, em todos os postos de saúde da cidade, exames para HIV, sífilis e hepatite B e C. Os resultados dos testes serão liberados no mesmo dia do exame e sendo detectada a presença das doenças, os pacientes serão encaminhados para tratamento. Os interessados deverão comparecer ao local munidos do documento de identidade (RG). As unidades de saúde também vão disponibilizar verificação de pressão arterial e teste de glicemia.

Na ocasião, a secretária de Saúde, Viviane Arruda, salientou que a hepatite é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. “É fundamental que a prevenção se torne um hábito para evitar a evolução. Com a campanha, o município quer chamar a atenção para o tema e alertar para a necessidade da visita regular ao médico e a realização dos exames de rotina que detectam as hepatites virais”, destacou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 3 milhões de brasileiros estão contaminados com algum dos cinco tipos de hepatites existentes (A, B, C, D e E), que provocam a inflamação do fígado, como cirrose e câncer. O vírus é eliminado nas fezes de pessoas infectadas e é transmitido através da via fecal-oral, principalmente através de água contaminada.

Confira alguns dos locais para a realização dos exames:

POSTO DE SAÚDE ITAIPU

POSTO DE SAÚDE DE SAO JOAO DO ROSARIO