Cidadania

Prefeitura de Rosário recebe visita da FUNASA para acompanhamento de obras no bairro de São Miguel

A prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, a visita do engenheiro Antônio Aragão e do bioquímico Raimundo Filho, ambos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), para acompanhamento das obras de instalação de kits sanitários no povoado de São Miguel.

A visita foi conduzida pela equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), comandada pelo diretor Antônio Carlos, com o objetivo de analisar o padrão das obras de construção dos kits sanitários no bairro, que são realizadas no quintal das casas das famílias. O kit contempla banheiro, caixa d’água, tanque e lavabo com pia de inox, garantindo uma intervenção na área do saneamento básico e saúde pública. Ao todo serão beneficiadas 65 famílias de baixa renda.

“Com a instalação dos kits estamos garantindo mais dignidade, saúde e direito ao saneamento básico para a nossa população. É com compromisso e dedicação que a prefeitura busca levar mais qualidade de vida para o município de Rosário”, ressaltou a prefeita Irlahi Moraes.

A obra é executada com recursos de emenda do deputado federal João Marcelo e integra o Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares atendendo às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações hidrossanitárias mínimas, relacionadas ao uso da água, à higiene e ao destino adequado dos esgotos domiciliares.

Após a avaliação o engenheiro responsável pela vistoria informou que as construções estão de acordo com o padrão. “O projeto tem grande impacto na qualidade de vida dos moradores. São equipamentos necessários para elevar o padrão de vida dessas pessoas e assim prevenir doenças”, destacou Antônio Aragão.

Para o senhor José de Jesus Souza, 42 anos, morador há vinte anos do conjunto Habitar Brasil, os kits ajudam a família a ter uma melhora na higiene pessoal e coletiva. “Eu só tenho a agradecer a prefeitura por ter sido um dos contemplados. Ter um kit no nosso quintal vai melhorar nossa saúde e nos prevenir de doenças”, afirmou.