Cidadania

Rosário participa da Semana Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em São Luís

A Prefeitura de Rosário, por intermédio da Secretaria de Igualdade Racial, participou, entre os dias 10 e 14 de julho, em São Luís, da Semana Nacional de Promoção da Igualdade Racial que debate o desenvolvimento de políticas públicas e ações de combate ao racismo para população negra. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado com patrocínio do Governo Federal e Ministério dos Direitos Humanos.

A Semana contou com a participação de gestores da política de Igualdade racial, lideranças de povos e comunidades de matriz africana  e quilombola dos municípios do interior do Maranhão e de todo o país. Dentre os temas relacionados à política de igualdade racial, os participantes discutiram em painéis e palestras o combate ao racismo institucional, a saúde da população negra, a violência e o genocídio dos jovens negros além da resistência das religiões de matriz africana e outros.

“A participação do município diante dos debates e temas abordados dá mais subsídios a nossa superintendência para trabalhar a política no sentido de orientar essa população que precisa conquistar mais representatividade, inclusão e direito às políticas públicas”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

A superintendente de Igualdade Racial, Mauricéa Lopes, enfatizou que a participação na semana tem impactos diretos nos trabalhos que serão desenvolvidos nos municípios. “É uma oportunidade de discutir os temas mais persistentes no Maranhão e no Brasil, e ter propostas para que possamos se não dizimar, minimizar os problemas decorrentes da desigualdade racial”, destacou.