Cidadania

Prefeitura de Rosário comemora nesta quarta-feira, 25, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

A ação social conta com palestras, emissão de documentos, consultas médicas e exames

A Prefeitura de Rosário, através da Secretaria Municipal de Igualdade Racial, comemora nesta quarta-feira, 25, o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. As homenagens vão acontecer na comunidade tradicional quilombola, Boa Vista, a partir das 8 horas da manhã, beneficiando também as comunidades de São Brás e Vila Rosário.

O evento conta com a parceria das demais secretarias do município que irão contribuir com palestras, jogral, consultas médicas, apresentação cultural, serviços de emissão de documentos, entre outros. “Através dos serviços prestados para a população e dos temas que serão debatidos no evento, buscamos elevar a qualidade de vida, a visibilidade e a igualdade de direitos da população rosariense”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

Segundo a superintendente de Igualdade Racial, Mauricea Lopes, o evento também engloba as comemorações do Dia Nacional da Mulher Negra e Dia Nacional de Teresa de Benguela, com palestras sobre o protagonismo da população negra, oficinas de turbantes, contação de histórias e literatura de cordel. “A ideia do projeto é aliar a discussão de combate ao racismo e sexismo com as ações de saúde, educação, cultura e cidadania”, destacou.

Confira alguns dos serviços que serão realizados pelas secretarias:

Secretaria de Saúde:

Consultas médicas

Aplicação de flúor

Testes rápidos (HIV/SIFILIS, Hepatite)

Preventivo contra o câncer de colo uterino

Vacinação

Aferição de pressão

Teste de glicemia

Emissão de cartão SUS

Secretaria de Administração: emissão de registro geral (carteira de identidade)

Secretaria de Assistente Social: inserção e atualização do cadastro único para programas sociais