Educação

IDEB mostra avanços na educação da rede pública em Rosário

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (03), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados mostram um avanço na educação no município de Rosário nos anos iniciais (1º ao 9º ano) e finais (6º ao 9º ano) .

O Ideb é o mais importante indicador de qualidade da educação nacional que agrega dois importantes indicadores: os de fluxo escolar (taxas de Aprovação, Reprovação e Abandono) e proficiência em testes de leitura e matemática do SAEB/Prova Brasil. Quanto melhor o desempenho nesses dois quesitos, melhor a nota do IDEB.

De acordo com os dados divulgados, a Rede Pública Municipal de Ensino de Rosário teve um bom desempenho no Ensino Fundamental. Nos anos iniciais, o município cresceu de 4.8 em 2015 para 5.2 em 2017, garantindo o 9º lugar no ranking estadual. E nos anos finais cresceu de 3.7 para 4, ficando em 29º lugar.

A rede municipal de Rosário atende 1050 alunos, com merenda de qualidade vindo do agricultor familiar, professores capacitados através de treinamentos e transporte escolar. Desde o início da gestão, foram construídas 8 escolas, 85% foram climatizadas e 95% foram reformadas, tanto da sede quanto da zona rural.

Segundo o secretário de Educação Joaquim Neto, todos esses aparatos ajudaram a elevar o índice do Ideb. “Temos professores com salário em dia e trabalhando com satisfação, alunos motivados a frequentarem as aulas com uma escola limpa e bem cuidada e alimentação de qualidade. Agradeço muito a prefeita Irlahi Moraes pelo empenho e dedicação aos nossos alunos, agradeço também todo o corpo docente e técnico que auxilia na educação do município”, destacou o secretário.

A prefeita Irlahi Moraes afirma que o trabalho continua e que virão outras melhorias. “O nosso objetivo é continuar numa crescente e chegar em 2020 com um IDEB superior a esse que nós estamos. Vamos continuar oferecendo suporte para que a educação de Rosário seja cada dia melhor”, afirmou a gestora municipal.

Desde 2013, o município vem investindo na educação com programas de desenvolvimento de crianças e jovens e incentivo ao aprendizado como o Banco do Saber, Mais Educação, Bombeiro, FETRAN, Bom na Escola Bom de Bola, Educa Mais Rosario, entre outros.

 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!