Aberto nesta terça-feira, 18, Fórum Municipal de Cultura e Turismo

Teve início na manhã desta terça-feira, 18, no Auditório da Primeira Igreja Batista, o Fórum Municipal de Cultura e Turismo da cidade de Rosário. Com o tema “Rosário: as belezas naturais, os costumes religiosos, culturais e artesanais fazem parte da nossa gente”, o evento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento turístico dos municípios da região do Pólo Munim.

O primeiro dia de encontro promoveu a discussão de políticas públicas culturais e do turismo cultural para o desenvolvimento de Rosário. Ao fim da tarde foram eleitos os novos membros do Conselho Municipal de Cultura e realizadas apresentações da Dança Portuguesa Majestade de Portugal, Dança do Cacuriá Chamego Bom e Show de Gilvan Mocidade na Pegada do Munim.

Presente no evento, a prefeita Irlahi Moraes destacou a importância do Fórum. “O Fórum Municipal de Cultura é um espaço de articulação, intervenção e debate para podermos construir alternativas para as políticas culturais de Rosário, envolvendo a sociedade local e outras instâncias de governo”, ressaltou a gestora municipal.

O secretário de cultura, Alaim Tavares, acredita que o debate com a população é fundamental para que as políticas públicas sejam eficazes. “O evento serviu para discutir com a comunidade e membros do governo sobre as políticas de cultura a serem criadas ou ampliadas no município”, comentou o secretário.

O encerramento do Fórum acontece na quarta- feira, 19, com um passeio pelos principais pontos turísticos de Rosário. As visitas contemplam o Forte do Calvário, a sede do Bumba Boi da Mocidade, Parque da Cidade, Balneário do Delega, o toque do sino da Igreja Matriz, Praça da Cultura, Centro de Revitalização da REFESA, Olaria do Amarildo e Antônio e Passeio Náutico.

Também estiveram presentes no Fórum, o gerente regional do Sebrae, José Noleto; o superintendente de Turismo, Nonato Torres; o secretário de Turismo do município de Vargem Grande, Dico Barroso; representantes das casas de cultura, entre outros.

Mais em Cultura