Agricultura

Prefeita Irlahi inaugura sistema Salta-Z na comunidade Boa Vista

A Prefeitura de Rosário realizou na última sexta feira, 28, a cerimônia de inauguração da Solução Alternativa, Coletiva, Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano - Salta-Z no povoado Boa Vista. O projeto é uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma a água não potável em ideal para o consumo humano.

O Salta – Z segue o princípio de sustentabilidade, utilizando materiais ecologicamente corretos que custam cerca de 25% menos que os modelos tradicionais. “O Salta – Z é uma solução simples, inovadora e de baixo custo. É um sistema capaz de fornecer água própria para o consumo e, desta forma, evitar doenças transmitidas pela água contaminada, destacou o representante da Funasa, Jadbalja Higino, condutor da Unidade Móvel de controle de qualidade da água (UMCQA).

O pimeiro kit do projeto, composto por uma caixa d’água, filtro e encanação,  foi instalado no povoado Boa Vista e vai atender 58 famílias. As comunidades Paissandu, Reforma e Itamirim também serão beneficiadas.

A prefeita Irlahi Moraes agradeceu o empenho da equipe atuante no processo de instalação do kit e a parceria da Funasa. “A falta de água limpa é um problema muito sério ainda em nosso Estado. E essa parceria com a Funasa é uma ação de fundamental importância para as comunidades. A água que irá sair dessas torneiras está dentro dos padrões de potabilidade preconizados pelo Ministério da Saúde, e isso representa mais saúde”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Carlos Viana, o Salta-Z vem para beneficiar toda a comunidade e outros avanços serão conquistados. “O sistema hoje está ofertando um chafariz provisório e nós, junto com a prefeitura, estamos nos comprometendo para que cada residência tenha um ponto de água na frente de sua casa e não precise mais fazer grandes deslocamentos para ter água potável”, destacou o diretor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!