Prefeitura realiza ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra

As atividades serão realizadas nesta terça-feira, 20, das 8h às 17h, no povoado de São Miguel

A prefeitura de Rosário, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, realiza nesta terça-feira, 20, uma grande ação social em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A ação acontece a partir das 8h e segue até às 17h, na Avenida Principal do povoado de São Miguel.

Em parceria com demais superintendências e secretarias, as ações se dividem em diversas áreas promovendo uma variedade de atividades para o cidadão que pretende participar da comemoração. No local serão realizadas palestras sobre os benefícios da autodeclaração como quilombola e atrações culturais com enfoque no dia da consciência negra.

“Promover e fomentar as atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra é um compromisso da nossa gestão, assim como incluir a participação de outros parceiros para trabalhar a temática racial. As ações são uma forma de dar visibilidade a temas tão importantes para nosso convívio em sociedade e que nem sempre são amplamente discutidos. Através das palestras temos um momento de reflexão e debate neste dia tão significativo”, afirmou a prefeita Irlahi Moraes.

As atividades incluem consultas médicas com clínico geral e pediatra, preventivo contra o câncer de colo uterino, testes rápidos (HIV, sífilis e hepatite), vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia e aplicação de flúor. Também será possível a emissão de documentos como RG e CPF, cartão do SUS e o benefício de prestação continuada para idoso e deficientes sem renda (BPC).

A superintendente de Igualdade Racial,  Mauricéa Lopes, destacou a importância de registrar o que o Dia Nacional  da Consciência Negra representa. “É um dia que promovemos a reflexão pela luta contra o preconceito ainda existente com os negros. É um momento de discutir sobre a inferioridade da classe perante a sociedade e as discussões em defesa de seus direitos e contra a exclusão social”, contou.