Escola Municipal Maria José Macau tem sido destaque em Rosário

A Escola Municipal Maria José Macau tem sido destaque no município de Rosário, conquistando reconhecimento na cultura e no esporte. A escola foi vice-campeã no Festival Maranhense de Teatro Estudantil (FEMATE), realizado dia 16 de novembro, na Escola Modelo Benedito Leite, em São Luís. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo por meio do Centro de Artes Cênica do Estado do Maranhão.

A escola concorreu com outras 59 instituições e foi premiada na categoria Melhor Espetáculo com a peça Gota d'água de autoria do cantor e escritor Chico Buarque, adaptada pelo professor de língua portuguesa, Gerciwaldo Peixoto. Dividida em dois atos, a peça retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, que na verdade são o pano-de-fundo para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar-se com Alma, filho do rico Creonte.

Segundo a diretoria da escola, Alcineia Santos, ao todo 60 alunos acompanharam toda a trajetória da peça, com um elenco de 25 alunos contracenando no palco. “Nós criamos as peças e os alunos apresentam no auditório da escola, a partir daí selecionamos o melhor espetáculo para levar até São Luís, através de uma parceria com a Secretaria de Educação que possibilita o transporte dos alunos”, contou a diretora.

No esporte a escola ganhou destaque nos Jogos Escolares Municipais (Jems), com o aluno Paulo Magno Costa conquistando o 1° lugar na categoria Ciclismo Infantil.

A escola também teve reconhecimento na Olimpíada Brasileira de Astronomia ganhando 5 medalhas a nível nacional.

A prefeita Irlahi Moraes parabenizou os alunos da escola pelo ótimo desempenho e também os professores por darem suporte e incentivo. “O reconhecimento a nível estadual e nacional é a comprovação de que estamos no caminho certo, trabalhando a educação como prioridade no município. Vamos continuar investindo nessas ações, pois elas incentivam os alunos a trabalharem suas habilidades dentro e fora da sala de aula”, destacou a gestora municipal.