Assistência Social

Prefeitura de Rosário realiza Conferência Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira, 28, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorreu no auditório da Escola Maria José Macau com a presença dos conselheiros tutelares, representantes das escolas militares, crianças, adolescentes e professores.

A edição deste ano discutiu o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”. A conferência aponta os desafios para que as crianças e adolescentes tenham pleno acesso às políticas sociais e uma maior participação nos âmbitos escolar, judiciário, político e familiar.

“Esse é o momento de formularmos propostas para as políticas públicas dos próximos anos e darmos voz às crianças e adolescentes”, destacou a prefeita Irlahi Moraes

O conferencista e representante do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do adolescente, Denilson Botão, destacou em sua palestra a importância de conhecer os mecanismos de proteção existentes no município e a partir disso saber quais precisam ser implantados para garantir uma proteção integral a vida longe da violência.

“É necessário apresentar para as crianças e adolescentes o porque do combate à desigualdade racial e ao conservadorismo contra a população lgbt, entender as questões culturais e regionais do nosso estado e discutir o enfrentamento das diversas formas de violência, tanto física quanto psicológica que atingem principalmente as mulheres. São questões que vão agregar conhecimento e sensibilidade especialmente para eles, que são muitas vezes são as próprias vítimas desse contexto”, afirmou o conferencista.

A Conferência Municipal é uma das etapas da Conferência Nacional que deve ocorrer em outubro de 2019, em Brasília.