Prefeita Irlahi inaugura sistema de água potável no povoado de Itamirim

A Prefeitura de Rosário, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), inaugurou nesta sexta-feira, 29, o sistema Salta-Z, no povoado Itamirim. O projeto é uma parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que transforma a água não potável em ideal para o consumo humano. A inauguração contou com a presença da prefeita Irlahi Moraes, técnicos da Funasa, diretor do SAAE, Carlos Viana, secretários municipais e comunidade.

O kit do projeto é composto por uma caixa d’água, filtro e encanação e vai atender 30 famílias. O Salta-Z já foi entregue no povoado de Boa Vista e a previsão é que até o fim do ano as comunidades Paissandu e Reforma sejam beneficiadas.

Na ocasião, a prefeita Irlahi destacou a importância da instalação do projeto no município. “Com a implantação do Salta-Z tivemos um ganho grande no município, principalmente na melhoria da saúde da população. Essa parceria com a Funasa é uma ação de fundamental importância para as comunidades”, destacou.

Segundo o técnico da qualidade de água da FUNASA Carlos Costa, o Salta-Z traz uma melhora na qualidade de vida, inclusive na erradicação de doenças ocasionadas pelo consumo da água não tratada. “Com a colocação do Salta-Z para tratar a água utilizada na comunidade a população se manterá mais saudável, considerando a queda dos índices de diarreia, febre tifóide e doenças vinculadas à falta de água potável“, comentou.