Saúde

Conferência Municipal de Saúde debate sobre a importância do SUS e melhorias na saúde de Rosário

Na última quinta-feira, 9, a Prefeitura de Rosário em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na Igreja Batista, a XI Conferência Municipal da Saúde com a presença de médicos, enfermeiros, técnicos, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades  e comunidade em geral.

Com o tema “Democracia e Saúde”, a conferência debateu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento das demandas da população. A programação contou com a palestra da representante do Fórum Permanente das Entidades dos Usuários do SUS de São Luís e do Maranhão, Magda Aparecida Gonçalves, que apresentou as principais diretrizes utilizadas pelo sistema e os atendimentos universais que todos os cidadãos brasileiros têm direito. O momento também foi de diálogo com os participantes, que puderam sanar dúvidas relacionadas aos serviços no município.

“É durante uma Conferência como essa que temos a oportunidade de avaliar a saúde municipal e construir novas propostas, que servirão para a formulação de políticas públicas. Parabéns a todos que participaram conosco dos debates para que possamos continuar avançando em nosso município”, destacou a prefeita Irlahi Moraes.

Segundo a secretária de Saúde, Viviane Arruda, o evento é um fortalecimento da gestão com a sociedade. “Com a realização desse encontro estamos dando dispositivos para que a população participe das discussões em prol da melhoria do acesso e dos serviços prestados. Traçamos estratégias para os principais apontamentos tanto dos representantes da saúde quanto da comunidade”, afirmou.

Os principais pontos discutidos serão levados para a Conferência Estadual, que acontece no mês de junho, e posteriormente levadas para a Conferência Nacional, realizada em agosto, em Brasília.

Na ocasião, também foram eleitos os novos delegados e os novos representantes do Conselho Municipal de Saúde.

 

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!