Saúde

Prefeitura de Rosário inicia Campanha de Vacinação Antirrábica na próxima segunda-feira (12)

A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (12), a Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos. Durante todo o mês, agentes de combate a endemias estarão vacinando animais a partir dos três meses de idade, na residência dos donos interessados. A meta é vacinar 4 mil cães e 1.400 gatos até o final da campanha.

Segundo a coordenadora de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Conceição Cantanhede, a importância da vacina contra a raiva dá-se pelo fácil risco de contágio, principalmente para animais que vivem em áreas de risco, como sítios e fazendas, e possuem contato diário com animais silvestres ou outras situações de vulnerabilidade. “É importante ressaltar que a raiva é uma zoonose, ou seja, ela pode ser transmitida de animais para humanos. Manter o animal de estimação vacinado é uma questão de segurança para ele e para todos que com ele convivem”, afirmou.

A vacinação é anual e obrigatória por lei. Ela busca garantir o controle da raiva nas populações de cães e gatos, além de facilitar o controle da doença na população humana.