Caravana Maranhão Quilombola chega à Rosário com palestras e ações sociais

A Caravana Maranhão Quilombola chegará a Rosário nesta quarta-feira, 18, com uma programação de palestras, oficinas e ações sociais, a serem realizadas na sede do município e na comunidade rural Miranda do Rosário. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Rosário, por meio da Superintendência de Igualdade Racial.

No primeiro dia, a  abertura do evento ocorre às 8h30 da manhã, no hotel Tia Maria, com o seminário intersetorial "Políticas Públicas para os povos e comunidades tradicionais no contexto do programa Maranhão Quilombola", e as oficinas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, "Campanha de auto-identificação no CAD e "Metodologias de atendimento com famílias quilombolas", com início às 14h.

O seminário de abertura contará com dois momentos: primeiro, serão apresentadas as ações das secretarias de Estado de Igualdade Racial, Saúde, Desenvolvimento Social, Agricultura Familiar, Juventude, da Mulher, Trabalho e Economia Solidária; num segundo momento serão discutidas as ações apresentadas por cada uma delas. A mesa de abertura contará com a presença da prefeita de Rosário, Irlahi Moraes.

Na quinta-feira, 19, a Caravana segue para o povoado Miranda do Rosário, onde serão ofertadas oficinas variadas, como de "Fortalecimento da Identidade Étnico Racial", "Políticas para Agricultura Familiar" e "Aproveitamento Integral de Alimentos". Também serão ministradas palestras, como "Combate à violência contra a mulher”, "Saúde Mental", "Diversidade sexual e prevenção às IST's/Aids”.

No mesmo dia, desde a manhã, serão disponibilizados serviços de atendimento médico, atualização do CAD, emissão de documentos, cortes de cabelo, além de uma programação cultural e esportiva, com a apresentação do Tambor de Crioula de Miranda do Rosário, torneio de futebol de campo - masculino e feminino - e o espaço "Cantinho do Saber, com atividades lúdicas e pedagógicas”.