Prefeitura de Rosário promove ações do Programa Criança Feliz na Cidade Nova

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (20), mais uma ação do programa Criança Feliz no município de Rosário, desta vez no bairro Cidade Nova. No município, 300 famílias da sede e povoados são atendidas pelas equipes do programa atualmente.

O Criança Feliz, instituído pelo Governo Federal em 2016, funciona através de visitas domiciliares e aplicação do método CDC (Cuidados para o Desenvolvimento da Criança), cedido ao Brasil pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - Unicef e Organização Panamericana de Saúde - OPAS, além de ações complementares.

O Programa promove o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, apoia a mulher gestante e a família na preparação para o nascimento e cuidados pré-natais. Também colabora no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade, além de mediar o acesso da gestante e das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitam.

"Nas ações, as equipes do programa visitam as casas das famílias que se encaixam no requerido para atendimento e aplicam o CDC, que é também recomendado pelo Ministério do Desenvolvimento Social. São feitas perguntas e observados os cuidados que eles já tem em casa. As mães e pais recebem orientações sobre o que mudar, o que melhorar e como fazer isso no cuidado com a gestante e a criançar", explicou o secretário municipal de Assistência Social, Ulcilas Batista.

O público alvo do Criança Feliz são gestantes e crianças de até 36 meses e suas famílias beneficiárias do programa Bolsa Família; crianças de até 72 meses e suas famílias beneficiárias do prestação continuada; e crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas de proteção.

RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000