Rosário inaugura novo centro de cultura no Complexo Ferroviário

Será inaugurado na cidade de Rosário, nesta sexta-feira, 20, o novo centro de lazer e cultura local no Complexo Ferroviário. A revitalização foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

Estarão presentes na solenidade a prefeita Irlahi Moraes, o vice-prefeito Douglas Sena, membros do secretariado municipal, e as visitas ilustres do ministro da Cultura, Marcelo Álvaro Antônio; o deputado federal João Marcelo; o presidente substituto do Iphan, Robson de Almeida; e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

"Esta obra de revitalização do Complexo Ferroviário tem um papel fundamental na preservação e valorização da cultura de nossa região. O novo centro é um moderno complexo de lazer e educação cultural para as famílias rosarienses e nossos visitantes e turistas", destacou a prefeita Irlahi.

O Complexo Ferroviário passa a contar com espaços como biblioteca, área de lazer, cine-teatro e salas para exposição sobre a história e o Patrimônio Cultural de Rosário. Também faz parte da obra do Complexo Ferroviário a construção de uma nova edificação, que já abriga as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura.

Toda a área sofreu intervenções urbanísticas e paisagísticas, como a construção de uma rede de drenagem pluvial, asfaltamento da Rua Eurico Macedo, execução de calçadas e remodelação da área na esplanada, criando um conjunto praças, onde foram incluídas as estruturas de um coreto e um anfiteatro.

A ideia da revitalização começou em 2009, mas foi concretizada apenas dez anos depois, graças aos esforços da atual gestão municipal. As obras, executadas pelo Iphan, custaram R$ 7,5 milhões oriundos do Ministério do Turismo.

Estima-se que o Complexo Ferroviário de Rosário beneficiará ainda toda a região do Baixo Itapecuru, Baixo Munim e Lençóis Maranhenses.

Sobre o antigo Complexo Ferroviário:

A Estação de Rosário foi idealizada ainda na segunda metade do século XIX como parte da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, só vindo a funcionar em 1938, com a inauguração da ponte metálica construída sobre o rio Parnaíba.

A Estação de Rosário, localizada no quilômetro 70 da linha tronco, foi oficialmente inaugurada em 1º de junho de 1919, embora funcionasse pelo menos desde 1915, quando já se tem registros da circulação de trens no local.

Serviço:

Entrega da obra de restauração e requalificação urbana do Complexo Ferroviário de Rosário (MA)

Data: 20 de dezembro de 2019, às 10h30

Local: Avenida Tiradentes, S/N, Rosário (MA)

Mais em Cultura

RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000