Cidadania

Rosário inicia campanha Novembro Azul no município Publicada em 11/11/2017 11:37:53

 

A ação faz parte de uma estratégia nacional para conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata    

Neste sábado, 11, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma série de atendimentos destinados ao público masculino da cidade. A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cuja edição 2017 será realizada em todas as unidades de saúde do município até o dia 30 deste mês.

A abertura do Novembro Azul foi realizada na Unidade Básica de Saúde da Sede (UBS), às 8h. Durante a programação foram realizadas palestras, consultas urológicas com o médico especialista Fortunato Bandeira, exames de ultrassonografia, coleta de sangue, teste de glicemia, verificação de pressão arterial, atendimento odontológico, vacinação, teste rápido e consultas com nutricionistas.

De acordo com a secretária municipal de Saúde,Viviane Arruda, a campanha é voltada a homens acima de 40 anos de idade. “Planejamos um Novembro Azul de forma a atender todos os moradores nesta faixa etária”, assegura.

 

Prevenção

A Campanha Novembro Azul tem como objetivo informar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, hoje considerado um problema de saúde pública no Brasil, visto ser este o segundo tipo mais incidente entre os homens do país. “Essa realidade nos faz perceber a importância de se alertar a população sobre este problema, sensibilizar as pessoas, sobretudo os homens, pois, quanto mais consciência eles tiverem sobre o assunto, mais cuidado com a saúde eles terão”, destaca a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

Para chamar a atenção estão sendo utilizadas diversas estratégias. “Estamos pedindo às esposas, filhas e mães para alertarem os homens da casa para irem até os postos de saúde. Além disso, estamos utilizando carros de som, redes sociais e agentes de saúde para convidar nossos moradores a fazerem os exames preventivos”, finaliza Viviane Arruda. 

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!