Cidadania

Prefeitura de Rosário comemora Dia da Consciência Negra Publicada em 21/11/2017 11:52:21

Nesta segunda-feira, 20, em todo o Brasil, é comemorado o Dia da Consciência Negra. A data também está sendo lembrada em Rosário, onde, desde a semana passada, estão sendo realizadas palestras nas escolas das redes municipal e estadual. Hoje, a ação foi realizada na escola Monsenhor Luís Alves Madureira (CEMA), que fechou esta etapa da Semana de Consciência Negra.

O evento na Monsenhor Luís Alves Madureira foi coordenado pela superintendente de Igualdade Racial, Mauricéa Lopes, e pelo antropólogo Anuar Sadat. Foram eles os responsáveis pela palestra realizada na escola. Segundo Mauricéa, durante a ação, eles trataram historicamente da cultura negra. “Isso é fundamental, pois possibilita que os estudantes entendam a importância da data, que representa um marco na defesa da liberdade e do respeito entre as raças”, disse.

A programação está sendo promovida pela Prefeitura de Rosário, por meio da Superintendência de Igualdade Racial. De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), toda a programação é importante, mas as palestras se destacam na medida em que possibilitam a disseminação de informações. “A partir do momento em que se disponibiliza o conhecimento, os estudantes podem levar o que aprenderam para os pais, familiares e amigos”, destaca.

Outras ações

Além das palestras, as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra em Rosário incluem a Oficina de Políticas Públicas com Comunidades de Matriz Africana e Quilombolas, promovido em parceria com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (SEIR), no dia 28. “Também serão realizadas palestras com a secretária adjunta de Igualdade Racial, Maria do Socorro Guterres, e com a gestora de Inclusão Produtiva, Socorro Nascimento”, explica Mauricéa Lopes.

A programação prossegue nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, datas em que acontece a ‘Culminância da Semana de Consciência Negra: desafios e perspectivas na efetivação da educação escolar quilombola’. O seminário está sendo  organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Superintendência Municipal de Igualdade Racial de Rosário.