Cultura

Prefeitura de Rosário realiza oficina de políticas públicas com comunidades Quilombolas Publicada em 29/11/2017 16:31:20

Nesta terça-feira, 28, a Prefeitura de Rosário, por meio da Superintendência de Igualdade Racial, realizou a ‘Oficina de Políticas Públicas com Comunidades de Matriz Africana e Quilombolas’. O evento foi realizado durante todo o dia, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

A Oficina foi promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (SEIR). Teve como público-alvo povos de terreiro, praticantes da umbanda e candomblé e também das comunidades quilombolas.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), a Oficina foi fundamental não apenas para as comunidades negras, mas para a população em geral. “É importante que se traga à tona e se coloque em discussão temas que possam contribuir para que se conheçam os mecanismos de fortalecimento das políticas para o segmento”, disse.

A superintendente de Igualdade Racial, Mauricéa Lopes, reforça este aspecto. De acordo com ela, por meio de eventos como os que foram realizados para marcar o Dia da Consciência Negra, a população compartilha de informações vitais para o avanço no desenvolvimento de políticas públicas. “Os debates funcionam, ainda, para fortalecer direitos das comunidades e trabalhar questões como religiosidade”, destacou.

Ações diversificadas

Além da Oficina de Políticas Públicas com Comunidades de Matriz Africana e Quilombolas, desde o dia 14 deste mês, a Prefeitura de Rosário vem realizando uma série de ações para marcar o Dia da Consciência Negra no município. Durante uma semana, a Superintendência de Igualdade Racial realizou palestras em escolas das redes municipal e estadual.

Para fechar as comemorações, nesta quarta, quinta e sexta-feira (29 e 30 de novembro e 01 de dezembro), acontece a ‘Culminância da Semana de Consciência Negra: desafios e perspectivas na efetivação da educação escolar quilombola’. O seminário está sendo  organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Superintendência Municipal de Igualdade Racial de Rosário.

Mais em Cultura