Agricultura

Setor de saúde avança no município de Rosário Publicada em 04/01/2018 13:46:42

 

Além da reforma de unidades, a Prefeitura de Rosário tem investido na contratação de especialistas e em ações preventivas

A saúde em Rosário já não é mais a mesma e a população vem percebendo isso na prática! Programas e ações planejados e executados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município (Semus), têm garantido ampla melhoria no atendimento e novos serviços foram implantados tanto na sede, quanto nos povoados.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), o objetivo central de todos os projetos desenvolvidos na área é beneficiar toda a população de Rosário, de forma ampla e eficaz. Para isso, diz ela, não basta melhorar a estrutura dos serviços já existentes no sistema municipal, mas ampliar o quadro de profissionais de saúde, reformar e construir novas unidades de atendimento e criar novos programas. “Tudo isso de acordo com as demandas de nossa população. É isso que estamos fazendo desde o início de nossa gestão”, afirma.

A secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda, revela que, com base nos planos traçados pela equipe da Semus, diversas ações já foram executadas e outras estão em vias de serem implementadas. Ela conta como exemplos a aquisição de ambulâncias e a entrega da Unidade Básica de Saúde do Prata. “Esta UBS pode comportar a atuação de até quatro equipes do Programa Saúde da Família, o que significa maior benefício para a população de nossa cidade”, destaca.

A secretária de Saúde ressalta, também, a reabertura da sala de parto no Hospital Municipal de Rosário. Ela conta que a unidade conta com Raio-X, laboratório de análises clínicas, setor de ultrassonografia, dentre outros já disponíveis para a população. “Há, também, o serviço de mamografia, disponível para mulheres a partir dos 49 anos, na Clínica Nossa Senhora”, conta Viviane.

 

Atendimento amplo

Em conjunto a uma estrutura mais adequada para atender a população, a Prefeitura de Rosário colocou como prioridade a contratação de profissionais especializados nas diversas áreas médicas. Além de clínicos gerais, as unidades de saúde contam com psiquiatras, oftalmologistas, ortopedistas, infectologistas, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêutico, dentre outros. “Todos estes profissionais atuam em dias específicos, de acordo com um cronograma elaborado para atender a toda a população”, esclarece a prefeita Irlahi Moraes.

Viviane Arruda revela que a ampliação no quadro de profissionais possibilitou a criação de equipes e núcleos de apoio que desenvolvem projetos em saúde de forma multidisciplinar. É o caso do  Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formado por uma equipe composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, assistente social e psicólogo. “Estamos em vias de montar outro grupo, para atender melhor à população e continuarmos a dar suporte às equipes de Saúde da Família. Também estamos organizando o Mutirão do Glaucoma, que será implantado em breve”, conta Viviane.

Sobre os projetos que levam atividade física e atendimento médico às diversas comunidades de Rosário, a secretária de Saúde destaca a Academia da Saúde. “É uma forma que encontramos de incentivar a população a sair do sedentarismo e desenvolver o hábito da prevenção”, justifica Viviane.

 

Campanhas preventivas

Falando em prevenção, a secretária lembra, ainda, as ações de vacinação realizadas em Rosário. Viviane afirma que a Secretaria Municipal de Saúde cumpre com todas as campanhas que são determinadas pelo Ministério da Saúde, inclusive em animais. “E durante essas ações aproveitamos para realizar palestras, como forma de esclarecer e incentivar a prevenção”, diz ela, lembrando, ainda, que o município desenvolve diversas estratégias de combate a mosquitos transmissores de doenças, como dengue, zika e chikungunya. “Entendemos que somente com ações em conjunto poderemos proporcionar melhoria ampla na saúde para nossa população”, explica Viviane Arruda. 

Outras ações realizadas pela Prefeitura, que também fazem parte do calendário nacional, são Agosto Dourado, voltada ao incentivo do aleitamento materno, Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, Novembro Azul, destinado a alertar os homens sobre o câncer de próstata, e Dezembro Vermelho. “Esta última campanha está em andamento e tem o objetivo de conscientizar toda a população sobre o HIV”, finaliza Viviane Arruda. 

 

 

 

 

Mais em Agricultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!