Agricultura

Prefeitura de Rosário recebe doação para implementar agricultura no município Publicada em 05/01/2018 17:09:54

A assinatura do termo de doação marcou o último dia de trabalhos do exercício 2017 da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Rosário

O ano de 2018 já começou com boas perspectivas para os agricultores de Rosário. A Associação da Comunidade Alto do Piquizeiro recebeu nesta quinta-feira, 4, três barcos e 10 micro kits de irrigação, compostos, cada um, por caixa d’água, mangueira de irrigação e microaspersores.

A doação foi viabilizada por uma parceria da Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). “Com estes kits, os agricultores do Alto do Piquizeiro terão a oportunidade de aumento na produtividade, o que irá gerar benefícios tanto para a própria comunidade, quanto para o município, em geral”, destacou a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

O termo de doação foi assinado pelo assessor da CODEVASF no Maranhão, Guilherme Paz, pelo secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Valter Costa, e pela presidente Associação da Comunidade Alto do Piquizeiro, Valdilene Barbosa. Segundo Valter Costa, a parceria é resultado de uma série de projetos que vêm sendo realizados em Rosário. “Estamos atentos às demandas de nossos agricultores, de forma que estamos conseguindo implementar diversas ações para proporcionar desenvolvimento para o setor”, garante.

Para Valdilene Barbosa, os equipamentos adquiridos irão facilitar os trabalhos no campo. “Estes materiais serão de grande valia para o aumento de nossa produção”, afirmou a presidente da Associação.

A doação foi viabilizada por um projeto criado pelo vereador Jardson Frazão. “Uma agricultura moderna gera benefícios econômicos e qualidade de vida, o que atende diretamente nossos objetivos, que são o desenvolvimento de nossa cidade e o bem estar dos cidadãos rosarienses”, enfatizou o vereador.

Trabalho permanente

A doação dos micro kits de irrigação faz parte de um conjunto de ações planejadas e executadas pela Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria de Agricultura, desde o início da primeira gestão de Irlahi Moraes. “Trabalhamos em todas as frentes, para que o desenvolvimento seja efetivo e gere resultados para toda a cidade”, afirma Valter Costa.

Dentre os projetos mais recentes executados pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca estão a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, realização de cursos de qualificação para agricultores e filhos de agricultores, financiamento agrícola, trabalhos de melhoria das estradas e pontes, aquisição de caminhão para transporte de produção, construção do viveiro de mudas, dentre outros.