Educação

Prefeita Irlahi Moraes convoca população de Rosário para Conferência Municipal de Educação. Publicada em 23/01/2018 16:43:15

A Conferência será realizada no próximo dia 30 de janeiro, a partir das 8h, no Salão de Eventos Tia Maria.

A prefeita, Irlahi Moraes, convoca toda a população de Rosário a participar da Conferência Municipal de Educação - Comed que será realizada no próximo dia 30 de janeiro, a partir das 8h, no Salão de Eventos Tia Maria.

A Conferência faz parte de uma das etapas integrantes das Conferências Territoriais, Estadual e Nacional de Educação. Nesta edição será abordado o tema: “A consolidação do Sistema Integrado de Educação e o Plano Municipal de Educação - PME: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Para a gestora municipal, Irlahi Moraes, esta Conferência é fundamental para a classe educacional do município. “A Conferência é uma ótima oportunidade para que o município e a sociedade civil possam discutir melhorias para a educação de Rosário. Temos tido muitos progressos ao longo desses  anos, porém quanto mais debatermos sobre o assunto, maiores serão as chances de acertar”, explicou a prefeita.

Dentre os eixos que serão abordados na Conferência, destacam-se:

• Planos decenais e SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;
  • Planos decenais e SNE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;
  • Planos decenais, SNE e gestão democrática e o regime de colaboração na regulação do sistema integrado de educação: participação popular e controle social;
  • Planos decenais, SNE e democratização da educação: acesso, permanência e gestão;
  • Planos decenais, SNE, educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;
  • Planos decenais, SNE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;
  • Planos decenais, SNE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;
  • Planos decenais, SNE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social;