Cultura

Rosarienses se divertem em mais um domingo de Carnaval no município Publicada em 20/02/2018 10:51:57

 

Há quase quatro décadas, os moradores de Rosário festejam o Carnaval em duas etapas: no período oficial e nos três domingos após o encerramento oficial da Folia de Momo. O famoso ‘Bis do Carnaval’ começou neste último domingo, 18, no povoado de Itamirim.

A folia foi iniciada ao meio dia, com o desfile de blocos de rua pela comunidade, ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas e de músicas que fazem sucesso nas rádios do Brasil e do mundo. Diversos foliões se juntaram aos grupos e ajudaram a animar a festa, que só se encerrou à noite.

De acordo com a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), o envolvimento da população com a festa demonstra a força da cultura popular de Rosário.”Nossa cidade é muito festiva e nossas festas são bastante tradicionais. Isso comprova que, por mais que aspectos atuais da cultura façam parte de nosso cotidiano, ainda valorizamos nossas raízes”, destacou.

 

A festa continua

Além de Itamirim, o Carnaval fora de época também será realizado em São Simão e São Miguel.

O ‘Bis de São Simão’ será no próximo domingo, 25, a partir do meio dia. São Miguel será a terceira e última comunidade a realizar a folia, no domingo seguinte, 04/03. “Assim como aconteceu em Itamirim, grupos e blocos dos próprios povoados estarão encarregados de fazerem a festa”, conta o secretário municipal de Cultura, Alaim Rogério Tavares.

 

Tradição

Segundo Alaim Rogério Tavares, o ‘Bis de São Simão’ é um dos primeiros carnavais fora de época do Brasil. Ele conta que, antes mesmo de se terem notícias sobre o evento na Bahia, no Maranhão já havia essa tradição. “Há mais de 50 anos, o município de São José de Ribamar sedia esse tipo de festa, conhecida como ‘lava pratos’. Aqui em Rosário, o evento tem mais de três décadas”, garante.

 

 

Mais em Cultura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!