Cultura

Bis de São Simão anima Rosário neste final de semana Publicada em 23/02/2018 18:17:26

Neste domingo, 25, a partir do meio dia, o povoado São Simão será o centro da folia de Rosário. É lá que será realizada a segunda festa de lava pratos do Carnaval rosariense, o ‘Bis de São Simão’.

A festa será realizada na Rua Principal do povoado. Além dos blocos tradicionais e de rua, atrações variadas estão confirmadas, dentre as quais a banda Timbra’Ê, que  segue o ritmo de swingueira, um dos preferidos entre os maranhenses. Outra atração é Erickson Andrade e SDG, grupo que tem como diferencial a fusão de ritmos maranhenses com o estilo baiano. Os foliões também contarão com o DJ Carlão e J. Santos.

Segundo a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), o ‘Bis de São Simão’ é uma das mais tradicionais manifestações de Rosário e vem se fortalecendo ao longo dos anos. “Você percebe que não é apenas folia, mas uma festa com características de nossa região, pois temos atrações de fora, mas também destaque para as que fazem parte de nossa cultura”, afirmou.

São Simão é a segunda comunidade a realizar o Carnaval fora de época deste ano em Rosário. A primeira foi Itamirim, domingo passado. “Iremos encerrar em São Miguel, no próximo domingo [4 de março]”, revela o secretário municipal de Cultura, Alaim Rogério Tavares.

De geração em geração

A tradição do Carnaval fora de época, atualmente, faz parte do calendário em quase todo o Brasil. Mas, segundo Alaim Rogério Tavares, o ‘Bis de São Simão’ é um dos primeiros do Brasil. “Há mais de 50 anos, o município de São José de Ribamar sedia esse tipo de festa. Aqui em Rosário, o evento tem mais quase quatro décadas”, garante.

Mais em Cultura