Saúde

Prefeitura de Rosário inicia ações de combate ao mosquito da dengue Publicada em 20/03/2018 10:04:19

Com a chegada do período chuvoso, aumenta também a proliferação de doenças causadas pelo Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - que se reproduz em lugares com água parada e limpa. A Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu-se, na manhã de segunda-feira, 19, com representantes da pasta da saúde do Governo do Estado para iniciar as ações de pulverização de inseticida nos bairros da cidade durante três ciclos até o dia 2 de abril.

Em cada ciclo, o veículo equipado com o equipamento de pulverização do inseticida, popularmente conhecido como fumacê, cobrirá 12 bairros do município, diariamente, das 5h às 8h da manhã e das 17h às 20h. A recomendação aos moradores é que abram portas e janelas das casas na passagem do fumacê, para que o inseticida atinja o mosquito dentro das residências, como explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda.

“O fumacê já está percorrendo a cidade. A população deve deixar as portas e janelas abertas durante a passagem do carro, e não ficar exposta à fumaça junto com animais de estimação”, alertou Viviane Arruda.

O combate ao mosquito da dengue teve início no bairro Cidade Nova e nos dias seguintes irá percorrer os bairros Argentina, Paraíso, Curral Velho, Santa Luzia, Vila Ivar Saldanha, Fomento, Vila Pereira, São Simão, Prata, Itamirim, encerrando no Sapucaia.

Precauções

No Brasil, o inseticida utilizado no fumacê é o malathion, que pode causar danos à saúde se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Por isso, quando ele é jogado em residências, os moradores devem deixar o local junto com seus animais de estimação.

O inseticida não mata as larvas do mosquito, que estão em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. A população tem papel importante na eliminação de criadouros, que deve ser realizada pelo menos uma vez por semana nas residências.

Junto com a ação de pulverização, a Prefeitura de Rosário vai intensificar as visitas domiciliares dos agentes de endemias nas áreas de infestação e reforçar a atuação das brigadas institucionais e comunitárias no combate ao mosquito.