Educação

Prefeitura de Rosário realiza entrega da segunda etapa do Censo Escolar 2017 Publicada em 23/03/2018 17:49:13

Garantindo a eficiência e a qualidade na gestão da educação municipal, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Educação, concluiu, na última quarta-feira, 14, a segunda etapa do Censo Escolar 2017, denominada Módulo Situação do Aluno. Nessa fase, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) coletará informações de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados no sistema Educacenso durante a primeira etapa – Matrícula Inicial.

“Nesta etapa, são informados os números de alunos aprovados, reprovados e os concluintes. A partir do comparativo desses dados é que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. O sistema fecha no dia 16 e Rosário já recebeu relatório de conclusão de 100% dos dados”, explicou o secretário municipal de Educação, Joaquim de Sousa Neto.

A divulgação dos resultados dessa etapa está prevista para o dia 2 de abril. A partir de então, as escolas terão o prazo de 15 dias para conferência e correção das informações, se necessário. Encerrada a retificação, as informações não poderão ser alteradas, por isso a importância das informações verídicas.

Os dados coletados nessa etapa são importantes para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar. As informações coletadas na  2ª etapa do Censo Escolar 2017 serão utilizadas para o cálculo das taxas de rendimento e abandono, que compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – indicador de qualidade educacional que reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações (Prova Brasil ou Saeb).

A Portaria 269/2017/INEP estabelece as datas e os respectivos responsáveis pela coleta. O preenchimento das informações do Censo é de responsabilidade dos gestores dos estabelecimentos públicos e privados, assim como das secretarias estaduais e municipais de educação que trabalham em cooperação com as escolas.

Censo Escolar - Principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

A coleta de dados das escolas têm caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Os dados de movimento e rendimento são especialmente importantes este ano, quando será divulgado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb).  Criado pelo Inep em 2007, o Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, e a aprovação escolar. Enquanto as médias de desempenho são obtidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio da Prova Brasil, os dados sobre aprovação são calculados a partir das informações de rendimento declaradas no Censo Escolar, no módulo Situação do Aluno.