Educação

Gestores escolares de Rosário participam de capacitação promovida pela Prefeitura Publicada em 27/03/2018 15:25:29

Para garantir mais celeridade e transparência na área de Educação, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, nesta segunda-feira (26), ao curso de capacitação técnica para gestores escolares sobre o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que integra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação.

Para a prefeita Irlahi Moraes, a capacitação vem reforçar o melhor uso do recurso público. “Muitos gestores municipais desconhecem a existência do Fundo Nacional e acabam não garantindo a execução de projetos e reformas nas escolas. Esta capacitação vem garantir aos nossos gestores o conhecimento técnico para aprenderem a planejar melhor o uso dos recursos, sem prejuízo ou falhas na prestação de contas e garantindo, assim a transparência na Administração Pública”, disse Irlahi.

A atividade acontece no auditório da Semed e prossegue até o dia 28 de março, das 8h às 17h, com a participação dos gestores escolares das 64 escolas do município de Rosário. “O foco desta capacitação está em técnicas de captação de recursos, execução e prestação de contas do PDDE e os gestores precisam ser orientados sobre como aplicar os recursos e apresentar, depois, como eles foram utilizados”, explicou a coordenadora da capacitação, Lúcia Pereira Neta.

Sobre o PDDE

O Programa Dinheiro Direto na Escola é uma política de descentralização dos recursos da educação que possibilita às escolas municipais o recebimento, a gestão e a fiscalização de recursos públicos. O objetivo principal do programa é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino, assegurando as condições de funcionamento e reforçando a participação social e a autogestão escolar. Os repasses são feitos anualmente, em duas parcelas iguais.