Educação

Rosário recebe Farol do Saber equipado e modernizado Publicada em 28/03/2018 15:31:22

Com a reinauguração do Farol do Saber Monsenhor Luiz Alves Madureira, pelo Governo do Estado, na terça-feira, 27, a população do município de Rosário terá mais acesso à informação, leitura, livro e literatura, com aquisição de acervo de 100 novos títulos doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

A solenidade de entrega do equipamento cultural reformado e modernizado contou com a presença da prefeita Irlahi Moraes, que destacou a importância da biblioteca para o município,  e também dos secretários de estado da Educação, Felipe Camarão, e da Cultura, Diego Galdino, entre outras autoridades municipais e estaduais.

“A reforma do Farol ficou belíssima e vai atender a toda juventude e estudantes rosarienses. Agradeço ao Governo pela iniciativa e aproveito para pedir mais atenção e carinho com a nossa cidade, para que tenhamos mais parcerias como essas beneficiando a toda população de Rosário”, disse Irlahi.

O Farol do Saber, em três meses de obras, recebeu requalificação física da estrutura do piso, janelas, forro e teto, reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalação de novos corrimãos e restauração de pontos de corrosão, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação da estantes.

Para o secretário municipal de Educação de Rosário, Joaquim Neto, o farol é uma luz na educação do município. “Nós vamos trabalhar para manter sempre acesa a luz do Farol do Saber, que, como o próprio nome diz, é uma luz para a educação e o conhecimento da população rosariense”, pontuou Joaquim Neto.

Mais cultura e educação

A reforma do Farol do Saber em Rosário integra um pacote de investimentos do Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), com o objetivo de transformar os Faróis do Saber em equipamentos culturais, artísticos e pedagógicos para que estudantes, professores e a comunidade desenvolvam projetos artísticos e culturais nos municípios maranhenses.

Em Rosário, toda a estrutura administrativa e recursos humanos do equipamento cultural é composta por profissionais do próprio município. Segundo o coordenador pedagógico do Farol, Aldenilson Marques, todo o investimento da estrutura física vai incrementar e garantir mais qualidade aos serviços já prestados pela equipe técnica.