Merenda escolar de qualidade é oferecida aos 10 mil alunos rosarienses

A estudante Josiele Gonçalves, moradora do bairro Cidade Nova, no município de Rosário, de segunda a sexta tem aulas na escola municipal Maria das Mercês Teixeira. Além das aulas e o conhecimento adquirido pelo conteúdo escolar, a menina de 11 anos também tem garantido boa parte de sua alimentação diária com a merenda escolar oferecida pela Prefeitura de Rosário aos alunos rosarienses.

“A merenda da escolar é muito boa. A gente come arroz, galinha, macarrão, tem também lanche, e eu gosto muito daqui”, disse a estudante do 6º ano e que é uma dos 10 mil estudantes beneficiados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

Rosário conta, atualmente, com 64 escolas municipais que integram o programa de alimentação. Para abastecer as escolas com produtos de qualidade, a Prefeitura conta com 177 agricultores familiares credenciados e que fornecem legumes, verduras e frutas, como explica a nutricionista responsável pelo programa, Liliane Castro.

“Nós temos um rigoroso controle de qualidade da alimentação produzida nas escolas e fornecidades como merenda escolar para os alunos do município. Cada agricultor credenciado passou por uma avaliação criteriosa e constantemente são supervisionados por uma equipe de técnicos e representantes do Conselho de Alimentação Escolar para garantir a qualidade da produção dos alimentos”, falou Liliane.

Além disso, o cardápio da merenda escolar é organizado de acordo com a realidade dos alunos e avaliação nutricional feita pela equipe da Prefeitura, que realiza periodicamente ações de conscientização e acompanhamento da saúde dos alunos para reduzir casos de anemia, desnutrição, obesidade, magreza.

“Cada escola conta com um planejamento rigoroso, a partir das fichas de diagnóstico nutricional dos alunos que observa a evolução da saúde alimentar dos estudantes que apresentam casos específicos de obesidade e magreza, por exemplo”, complementou a nutricionista Liliane.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos programas ofertados por meio do governo federal, que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional para os estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Assim, o governo federal repassa aos estados, municípios e escolas federais, os valores financeiros em 10 parcelas mensais, entre fevereiro e novembro, para a cobrir em caráter suplementar os 200 dias letivos. O repasse é realizado de acordo com o número de matriculados em cada rede de ensino.