Prefeitura de Rosário promove mutirão de cirurgia de catarata nesta sexta, 13.

Com o objetivo de reduzir os índices de doenças oftalmológicas, a Prefeitura de Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promove, nesta sexta-feira, 13, um mutirão para diagnosticar e tratar, cirurgicamente, os casos destas doenças. A iniciativa integra o conjunto de ações preventivas que a gestão municipal está desenvolvendo na área da saúde pública.

Os exames e cirurgias serão realizados na Clínica Nossa Senhora do Rosário, com horário de atendimento a partir das 7h da manhã. A expectativa é realizar mais de 40 cirurgias no mutirão, como explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda “Muitas pessoas têm problemas de visão não diagnosticadas, independente da idade, e que geram muitos transtornos na qualidade de vida e saúde. A catarata pode causar a cegueira e esta é uma ação tanto preventiva quanto corretiva”, disse.

Quem desejar participar do mutirão deverá comparecer na Clínica Nossa Senhora do Rosário com documentos pessoais, fotocópia (xerox) do Registro Geral (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

SOBRE A DOENÇA
A catarata consiste na opacidade total ou parcial do cristalino, lente natural do globo ocular, e atinge quase metade da população mundial com mais de 65 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cerca de 120 mil novos casos surgem no Brasil a cada ano, mas a cegueira por catarata é evitável com a cirurgia. O pterígio é uma pele rosada, de formato triangular, que cresce a partir do canto interno do olho em direção ao centro. Se chegar a alcançar e cobrir a pupila, pode causar cegueira.