Prefeitura de Rosário realiza 70 atendimentos em mutirão contra a catarata

Dados do Ministério da Saúde apontam que a catarata é uma doença que atinge quase a metade da população com mais de 65 anos. Na última sexta-feira, 13, a Prefeitura de Rosário realizou um grande mutirão para atender, cirurgicamente, a população rosariense, como ação integrante das políticas públicas de atenção à saúde promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, foram atendidas 70 pessoas, com a realização de 43 cirurgias. Destas, 24 foram de catarata e 19 de pterígio, como explica a secretária municipal de Saúde, Viviane Arruda. “O pterígio é um problema externo, diferente da catarata, que atinge o cristalino, que é na parte interna do olho”, disse.

Na catarata, o cristalino — lente natural do olho humano — se calcifica. Como ele é responsável pelo foco, a doença causa a perda gradual da visão. Já o pterígio é associado a fatores genéticos e à exposição intensa a calor e raios ultravioleta. O uso de óculos escuros com 100% de proteção UV é um dos mecanismos de prevenção mais eficientes.

Os exames e cirurgias aconteceram durante toda a sexta-feira, na Clínica Nossa Senhora do Rosário. “Fomos além da nossa meta de atendimento, garantindo mais saúde e qualidade de vida às pessoas atendidas. Nossa próxima grande ação será a campanha de vacinação que inicia no dia 23 de abril”, finalizou Viviane Arruda