Prefeitura de Rosário lança Programa Mais Alfabetização, do Governo Federal

Professores e auxiliares de Educação que integram a Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Rosário participaram, na manhã de terça-feira, 17, do lançamento do Programa Mais Alfabetização. Durante o encontro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os educadores puderam tirar dúvidas e obter esclarecimentos sobre a execução do programa  federal de apoio à educação.

O programa vai beneficiar diretamente 1.265 alunos matriculados em 30 escolas no município de Rosário, como explica a coordenadora do programa, Kely Cristina de Souza. “O Mais Alfabetização vem com esse reforço na educação com a garantia do assistente junto com o professor em sala de aula, que vai agilizar o processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental”, explicou.

A presença do assistente de alfabetização será organizada por turno de trabalho de 5 a 10 horas, no horário normal das aulas. No Mais Alfabetização, todo professor contará com o apoio do assistente para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, com recursos específicos para a contratação obtidos por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). “Cada escola deverá organizar sua metodologia de trabalho, de acordo com a orientação da secretaria municipal e do projeto político pedagógico”, complementou Kely Cristina.

No Mais Alfabetização as escolas e redes farão ainda avaliações periódicas para acompanhar a aprendizagem das crianças e dar suporte ao replanejamento do trabalho desenvolvido pelas escolas considerando os resultados obtidos com o programa.

Para ser considerado alfabetizado o estudante deve compreender o funcionamento do sistema alfabético de escrita; construir autonomia de leitura e se apropriar de estratégias de compreensão e de produção de textos. Já em matemática, deve aprender a raciocinar, representar, comunicar, argumentar, resolver problemas em diferentes contextos, utilizando conceitos, procedimentos e fatos matematicamente.

Sobre o programa

A portaria que instituiu o Programa Mais Alfabetização pelo Ministério da Educação foi publicada em janeiro deste ano. Em todo o país, o investimento está orçado em R$ 523 milhões para 2018.