Prefeitura de Rosário realiza curso sobre boas práticas alimentares

A ideia da ação é ampliar a garantia de uma alimentação escolar com qualidade cada vez maior

Aconteceu nesta terça-feira, 15, na sede da Secretaria de Agricultura de Rosário, a 1ª Capacitação de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos.

O curso visa qualificar os agricultores que fornecem alimentos utilizados na alimentação escolar, no sentido de proporcionar aos estudantes um lanche cada vez mais saudável e nutritivo. Para a prefeita Irlahi Moraes (PMDB), para que este objetivo seja atingido, são necessários cuidados com a produção, o armazenamento, o preparo, a distribuição e também a manipulação dos produtos. “Daí nossa preocupação como aperfeiçoamento de nossos agricultores, pois é com eles que começa todo o processo de produção de nossa merenda escolar”.

Concordando com este aspecto destacado pela prefeita, o secretário Municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, reforçou que programas de aperfeiçoamento como o que está sendo oferecido pela Prefeitura de Rosário ajudam a garantir o fornecimento de produtos saudáveis. “Dessa forma, estaremos mais seguros de que os itens que são utilizados na produção do lanche de nossos estudantes tenham a qualidade nutricional adequada e estejam em perfeitas condições de consumo, no que se refere à higiene necessária no processo de transporte e conservação”.

Esta primeira fase corresponde ao módulo I do programa de capacitação ocorreu por meio de uma palestra ministrada pela nutricionista Joseana Serejo. Segundo ela, quem trabalha com produção e fornecimento de alimentos necessita estar sempre atento aos cuidados exigidos no processo de produção e manuseio. “Este aspecto reforça a importância deste curso, que atinge diretamente quem produz e o que é consumido em nossas escolas”, revelou ela, que contou com o apoio do setor de Coordenação de Alimentação Escolar e Secretaria Municipal de Agricultura, tanto na organização prévia, quanto na realização do curso.

Além de Joseane Serejo, a 1ª Capacitação de Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos contou com a participação da nutricionista Responsável Técnica Liliane Castro. “A participação da Liliane foi fundamental, pois ela esclareceu diversos pontos do conteúdo presente em nossa capacitação”, destacou Joseane.

Mais em Política