Educação

Prefeitura de Rosário inicia programa Escola Digna no município Publicada em 18/10/2017 18:55:24

 

As ações vão desde assistência técnico-pedagógica até melhoria de infraestrutura das escolas

Gestores escolares rosarienses participam até esta quarta-feira, 18, da oficina ‘Avaliação de Aprendizagem’, que faz parte do ‘Escola Digna’, criado pelo Governo do Estado e que acaba de ser implantado em Rosário. O Programa tem por objetivo proporcionar a estudantes uma escola acolhedora, democrática, participativa, inclusiva e geradora de Educação Cidadã, capaz de transformar e libertar.

Por meio do Programa, educadores rosarienses participarão de uma série de ações de qualificação, iniciadas no município com esta oficina, que está sendo realizada na Escola Maria José Macau, sob a coordenação dos professores Riella Araújo e Alden Marques. Ambos participaram do mais recente Encontro Formativo do Escola Digna, que aconteceu em São Luís no mês de setembro e que tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos articuladores pedagógicos municipais e regionais. “Eles, agora, têm por missão repassar o conteúdo das discussões para os demais gestores e professores de Rosário, como forma de disseminar o conhecimento e favorecer o processo de ensino-aprendizagem”, destaca a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

O secretário municipal de Educação de Rosário, Joaquim Francisco de Sousa Neto, revela que a idéia do Programa é, justamente, formar multiplicadores do conhecimento. “Com isso, queremos que a informação seja disseminada, para que haja formação continuada”.

A educadora Riella Araújo destaca outro aspecto do ‘Escola Digna’, que é a oportunidade de ampliação das metodologias de ensino. “Nesse contexto, ter participado do Encontro Formativo foi fundamental, pois tivemos a oportunidade de conhecer métodos e técnicas e compartilhar experiências. Isso é fundamental para que possamos repassar o que aprendemos para outros professores”.

 

Reforma e construção

Além das ações de capacitação de educadores, para melhorar os índices de educação no Maranhão, o ‘Escola Digna’ também tem como objetivo a substituição de escolas de taipa por estruturas de alvenaria. “Rosário está sendo beneficiada com uma unidade, que será construída, em breve, no assentamento Bom Jesus”, revela Irlahi Moraes.   

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!