Educação

Prefeitura de Rosário inicia programa Escola Digna no município Publicada em 18/10/2017 18:55:24

As ações vão desde assistência técnico-pedagógica até melhoria de infraestrutura das escolas

Gestores escolares rosarienses participam até esta quarta-feira, 18, da oficina ‘Avaliação de Aprendizagem’, que faz parte do ‘Escola Digna’, criado pelo Governo do Estado e que acaba de ser implantado em Rosário. O Programa tem por objetivo proporcionar a estudantes uma escola acolhedora, democrática, participativa, inclusiva e geradora de Educação Cidadã, capaz de transformar e libertar.

Por meio do Programa, educadores rosarienses participarão de uma série de ações de qualificação, iniciadas no município com esta oficina, que está sendo realizada na Escola Maria José Macau, sob a coordenação dos professores Riella Araújo e Alden Marques. Ambos participaram do mais recente Encontro Formativo do Escola Digna, que aconteceu em São Luís no mês de setembro e que tem por objetivo ampliar os conhecimentos dos articuladores pedagógicos municipais e regionais. “Eles, agora, têm por missão repassar o conteúdo das discussões para os demais gestores e professores de Rosário, como forma de disseminar o conhecimento e favorecer o processo de ensino-aprendizagem”, destaca a prefeita Irlahi Moraes (PMDB).

O secretário municipal de Educação de Rosário, Joaquim Francisco de Sousa Neto, revela que a idéia do Programa é, justamente, formar multiplicadores do conhecimento. “Com isso, queremos que a informação seja disseminada, para que haja formação continuada”.

A educadora Riella Araújo destaca outro aspecto do ‘Escola Digna’, que é a oportunidade de ampliação das metodologias de ensino. “Nesse contexto, ter participado do Encontro Formativo foi fundamental, pois tivemos a oportunidade de conhecer métodos e técnicas e compartilhar experiências. Isso é fundamental para que possamos repassar o que aprendemos para outros professores”.

Reforma e construção

Além das ações de capacitação de educadores, para melhorar os índices de educação no Maranhão, o ‘Escola Digna’ também tem como objetivo a substituição de escolas de taipa por estruturas de alvenaria. “Rosário está sendo beneficiada com uma unidade, que será construída, em breve, no assentamento Bom Jesus”, revela Irlahi Moraes.