Educação

Começa Semana de Ciência e Tecnologia em Rosário Publicada em 26/10/2017 17:19:33

A edição deste ano está sendo realizada em Timon, mas todos os municípios maranhenses estão desenvolvendo atividades ligadas ao evento científico

Até a próxima sexta-feira, 27, a comunidade científica de Rosário se reúne na 14ª Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA), que este ano tem como tema ‘A Matemática está em tudo’. Em Rosário, a programação da Semana acontece no campus avançado do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), nos turnos matutino e vespertino.

A SNCT/MA tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico ampliando, dessa forma, a consciência para o papel importante e crucial que a matemática tem na vida da população. Serão realizadas palestras, oficinas, mostras científicas, minicursos, exposições, dentre outras atividades.

Segundo a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB), a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na cidade é uma oportunidade para se aprofundar em temas desenvolvidos em sala de aula e ampliar a gama de conhecimentos dos estudantes de Rosário, visto que são realizadas diversas atividades durante o evento. “Daí ser tão importante que todos se engajem neste projeto, que só tem a contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada um”, explica.

Para o secretário municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, uma das grandes importâncias da SNCT/MA está na divulgação de trabalhos e pesquisas acadêmicas. Para ele, muito se tem produzido nas universidades, mas a maior parte deste conhecimento não ultrapassava os muros acadêmicos. “Essa realidade tem mudado, pois a Semana de Tecnologia está compartilhando essas pesquisas conosco, o que só tem a contribuir para o desenvolvimento intelectual de nossos estudantes”.

A Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão é simultânea à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.