Cultura

Rosário inaugura obra de revitalização do Complexo Ferroviário com presença de autoridades nacionais

Novo centro de cultura da região celebra ainda os 400 anos de criação da linha férrea

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, 20, o novo Complexo Ferroviário de Rosário. A obra é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

Na cerimônia, estiveram presentes a prefeita Irlahi Moraes, o vice-prefeito Douglas Sena, membros do secretariado municipal, e as visitas ilustres do ministro da Cultura, Marcelo Álvaro Antônio; o deputado federal João Marcelo; o presidente substituto do Iphan, Robson de Almeida; e o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary.

"Quero agradecer a presença do ministro Marcelo Álvaro Antônio, do senador Roberto Rocha, que nos trouxe, através do Ministério do Turismo, mais R$ 3 milhões, para a obra; e do nosso deputado João Marcelo. É uma alegria imensa inaugurar o novo Complexo Ferroviário, um conjunto composto pela Estação, armazéns, vila residencial de operários, outrora chamado Conjunto Filipinho, escola, oficina, área de lazer, e mais atrações", destacou a prefeita Irlahi Moraes.

A prefeita aproveitou o momento para lembrar da participação do ex-ministro do Turismo Gastão Vieira no projeto, que quando titular da pasta federal viabilizou o início das obras. “Esse sonho começou em 2013 e peço licença para agradecer ao ex-ministro Gastão Vieria, que permitiu que esse sonho fosse iniciado”, comentou.

O presidente substituto do Iphan, Robson de Almeida, lembrou que a cidade de Rosário possui a quarta mais antiga estrada de ferro do Maranhão. "Está entregue a obra. É um grande presente de Natal, uma das maiores obras do Iphan no Maranhão. Esta é uma obra que durou cerca sete anos, com a participação e empenho de vários atores políticos que se engajaram no projeto. É a quarta mais antiga linha ferroviária aqui no Maranhão, é de 1620, está completando 400 anos no ano que vem", lembrou Robson de Almeida.

Em sua fala, o ministro do Turismo frisou a importância turística do estado do Maranhão no contexto nacional. “O Maranhão, vocês podem ter certeza, está entre os estados prioritários para nossa gestão. Estamos selecionando oito rotas, destinos, em todo o Brasil como prioritárias agora para o ano de 2020 do ponto de vista da estruturação. O turismo é um dos grandes indutores da nossa economia. A geração de emprego e renda do turismo é muito importante para nossa população. O presidente Jair Bolsonaro tem nos apoiado em todas as iniciativas para o desenvolvimento do setor no Brasil.", anunciou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Após os pronunciamentos, as autoridades presentes descerraram a placa de inauguração do novo Complexo Ferroviário.

O Complexo Ferroviário passa a contar com espaços como biblioteca, área de lazer, cine-teatro e salas para exposição sobre a história e o Patrimônio Cultural de Rosário. Também faz parte da obra do Complexo Ferroviário a construção de uma nova edificação, que já abriga as atividades da Secretaria Municipal de Agricultura.

Toda a área sofreu intervenções urbanísticas e paisagísticas, como a construção de uma rede de drenagem pluvial, asfaltamento da Rua Eurico Macedo, execução de calçadas e remodelação da área na esplanada, criando um conjunto praças, onde foram incluídas as estruturas de um coreto e um anfiteatro.

O novo Complexo Ferroviário será aberto ao público em breve, e deverá funcionar em horário comercial.

Conheça a história do Complexo Ferroviário

A Estação de Rosário é parte da Estrada de Ferro São Luís-Teresina, ferrovia idealizada ainda na segunda metade do século XIX, mas que só veio a funcionar de forma completa no ano de 1938, com a inauguração da ponte metálica construída sobre o rio Parnaíba. A Estação de Rosário, localizada no quilômetro 70 da linha tronco, foi oficialmente inaugurada em 1º de junho de 1919, embora funcionasse pelo menos desde 1915, quando já se tem registros da circulação de trens no local.

Esta estação foi construída com o objetivo de ser uma estação intermediária, mas, por mais de dez anos, funcionou como estação terminal para os trens que circulavam entre Rosário e a cidade de Caxias. Somente com a conclusão da Ponte Benedito Leite sobre o Canal dos Mosquitos, em 1929, a ferrovia de Rosário passou a ser utilizada como linha intermediária. Assim, a ponte passou a ligar por via férrea o continente à ilha de São Luís e, consequentemente, à Estação João Pessoa na capital maranhense.

A edificação da Estação de Rosário foi concebida com dois pavimentos no corpo principal, onde se exerciam as funções administrativas, de venda de passagens e sala de espera, e dois corpos laterais de apenas um pavimento cada, que funcionavam como armazéns. Sua implantação corresponde à porção central da esplanada em que se distribuem os demais prédios do complexo. O mais próximo dela é o armazém, com planta em formato retangular e telhado em duas águas, apresentando plataforma de carga e descarga pela linha férrea.

linha férrea.

Um pouco mais distantes, as oficinas de manutenção eram originalmente duas e foram dispostas lado a lado, com a ferrovia passando entre elas. Estas edificações, verdadeiras naves industriais, comportavam as atividades de serralheria e carpintaria e apresentavam planta retangular e aspecto interior diáfano, sendo construídas com tijolos maciços, estrutura de cobertura com tesouras metálicas e telhas francesas. Trens de passageiros rodaram pela linha e fizeram uso da estrutura do complexo ferroviário de Rosário até o ano de 1991.

Mais em Cultura

Endereço: RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000