Cultura

Micarroça completa 40 anos e fecha com chave de ouro o Melhor Carnaval dos 400 anos em Rosário

O Melhor Carnaval dos 400 anos de Rosário foi encerrado nesta Quarta-Feira de Cinzas, 26, pelo Bloco das Carroças, o Micarroça, uma tradição de 40 anos na cidade, mantida e valorizada por todos os rosarienses.

Desfilaram pelas ruas 22 carroças, enfeitadas com cores fortes e alegres, mostrando todo o capricho dos foliões. As mais irreverentes, criativas e esbanjando animação recebem prêmio em dinheiro e milho para alimentarem o personagem principal da festa, o jumento.

A brincadeira, que começou com o desejo de donos de bares e garçons que trabalhavam durante toda a Folia de Momo, hoje, é uma das mais conhecidas e prestigiadas do Carnaval em todo o Maranhão.

Estiveram prestigiando o desfile, a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, o deputado federal João Marcelo e o senador Roberto Rocha, que acompanharam de perto a passagem do bloco e felicitaram os foliões a bordo do trio elétrico.

O deputado João Marcelo destacou que este foi o seu oitavo ano no bloco, uma experiência que fez questão de recomendar aos seus amigos e a todos os maranhenses.

"Para mim é muito importante estar aqui no micarroça. É o meu oitavo ano e sempre recomendo a todos os meus amigos que venham. É a melhor Quarta-Feira de Cinzas do Maranhão. Hoje tivemos também o bloco do Afroreggae, tanta festa, tanta gente bonita e brincando. Tudo muito bem feito e muito bem organizado por nossa prefeita Irlahi. São 400 anos de Rosário, essa cidade histórica, onde acabamos de inaugurar a nova Estação, com museu e anfiteatro; é uma cidade bela, muito bem cuidada", disse o deputado.

Já o senador Roberto Rocha, assíduo do carnaval rosariense, deu os parabéns ao bloco e à cidade quarto-centenária. "É uma alegria voltar a Rosário participando do Micarroça, um evento que já faz parte do nosso calendário de carnaval no Maranhão. Rosário com seus 400 anos muito bem vividos merece o nosso parabéns. Parabéns ao povo; parabéns a todos pelo carnaval tranquilo, com segurança. Parabéns à prefeita Irlahi pelo carnaval que oferece à cidade", enfatizou o senador.

A prefeita Irlahi lembrou que o Micarroça completa em 2020 exatos 40 anos, uma data simbólica que se relaciona com o aniversário de 400 anos da cidade.

"Este é o maior carnaval dos últimos 400 anos, e a Micarroça está fazendo 40 anos se consagrando como a maior brincadeira da nossa Quarta-Feira de Cinzas. É com muito amor, com muita segurança e proteção que recebemos todos os foliões, as famílias de Rosário e os turistas, que vem nos visitar nessa que é a melhor Quarta-Feira de Cinzas dos 400 anos de Uma Nova Rosário", contou a prefeita.

O carroceiro Pedro Paulo de Jesus, 72 anos, este ano guiando a carroça junto com a torcida organizada do Flamengo na cidade, a Fla Rosário, contou alegre que a brincadeira só tem melhorado. “Eu sou um dos fundadores do Micarroça e posso dizer que o nosso Carnaval este ano foi um dos mais animados e o melhor dia do Carnaval de Rosário com certeza é na Quarta-Feira de Cinzas. Temos uma brincadeira maravilhosa, sem violência”, disse.

João José Neto, 36 anos, membro da Fla Rosário, contou que em 2020 foi a estreia de sua torcida no carnaval rosariense, algo que pretendem manter por muito tempo. “Este é o primeiro ano que nossa torcida, que existe há três anos, se organiza para o Micarroça. O carnaval de Rosário é maravilhoso e quarta é o melhor dia, sem dúvidas. Temos variedade de tudo, e é isso que importa na folia, diversão para todos. Moro em Rosário há 10 anos, e é uma cidade boa pra se viver. Quero agradecer aqui como fui recebido e dar os parabéns ao Micarroça pelos 40 anos e à Rosário pelos 400 anos. Desejo que tudo siga melhorando”, ressaltou o folião.

Também carroceiro, José Roberto Santos, de 60 anos, contou que este ano colocou sua carroça na rua para homenagear um amigo querido, falecido recentemente, mas que sempre o acompanhou na folia. "Este ano eu vim homenagear o meu amigo, que faz muita falta no carnaval. Deixei de vir por vários anos, mas estou de volta. E eu quero dar os parabéns ao bloco porque são 40 anos de história".

Após o desfile do Micarroça, a folia seguiu com o bloco Afroreggae no circuito Praça do Coqueiro. Já à noite, o Carnaval dos 400 anos foi  encerrado com shows dos cantores Jonas Esticado e Thales Lessa, na Praça da Matriz.

Mais em Cultura

RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000