Prefeita Irlahi participa de Encontro Pedagógico em Rosário

Na manhã desta sexta-feira, 6, a prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, esteve na abertura do Encontro Pedagógico com professores da Rede Municipal de Ensino, acompanhada do secretário Municipal de Educação, Joaquim Neto.

O Encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação e teve como tema “Fortalecendo Convivências e Práticas Inovadoras no Espaço Escolar”. A palestra de abertura “A Psicanálise vai a escola” foi ministrada pelo psicanalista Wilson Moura.

No período da tarde os diretores de escola e professores de Rosário contaram com as dinâmicas do palestrante motivacional Isac Folha.

O secretário de Educação do Município de Rosário, Joaquim Neto, agradeceu à comunidade de educadores pelo empenho prestado à educação na cidade e deu as boas vindas aos novos professores, recém aprovados no mais recente concurso publico.

“Só temos a agradecer a vocês por esses sete anos de caminhada juntos. Aos novos professores, que sejam muito bem-vindos. Pelo esforço de cada um de vocês, todos que estão aqui já são mais do que vencedores. Todos os gestores e professores aqui presentes e toda a equipe da Semed, obrigado. É uma satisfação imensa estarmos aqui reunidos”, cumprimentou.

Joaquim Neto lembrou que no último ano de gestão é preciso seguir trabalhando firme pela Educação de Rosário. “Estamos em fase final de nossa gestão, mas isso não significa que vamos relaxar de forma alguma. Pelo contrário, temos que melhorar o nosso desempenho e com esse reforço que recebemos dos nossos professores, só temos a melhorar!”, reforçou.

A prefeita Irlahi falou aos presentes sobre a importância de uma boa estrutura física e apoio humano na educação das crianças.

“O ambiente escolar não está apenas em sala de aula, está também dentro das famílias e em todo o ambiente da escola, no convívio com todos os funcionários. Tentamos construir e entregar as melhores escolas possíveis. A maioria tem ar-condicionado, jardim. Quero dizer aos novos professores que zelo muito por plantas nas escolas, porque fazem com que os alunos se sintam acolhidos e é importante que a criança tenha vontade de ir a escola, que tenha satisfação em estar em sala de aula”, contou.

Irlahi lembrou ainda que as escolas da Rede Municipal contam com equipes de saúde e alimentação. Ela falou sobre o papel das inovações tecnológicas na vida dos alunos. “Não

podemos fugir da era digital. É preciso valorizar a inteligência das crianças. É preciso que os professores estejam preparados para esta nova era. Hoje, uma criança de cinco anos joga no celular, ela interage em um novo ambiente. O professor precisa seguir estudando, aprendendo, para que possa dar uma melhor educação às nossas crianças", pontuou a gestora municipal.

Também estiveram presentes no Encontro Pedagógico membros do secretariado municipal e vereadores de Rosário.

RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000