Prefeitura de Rosário apresenta medidas de prevenção ao Covid-19

A Prefeitura Municipal de Rosário elaborou um Plano de Contingência com medidas de caráter temporário para combater o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) no município.

Estão suspensos por 15 dias, prorrogáveis, todos os eventos públicos e particulares, de caráter cultural, religioso, comemorativo, esportivo ou comercial, além da abertura de bares e academias. A medida vale também para eventos que já haviam sido autorizados. As reuniões institucionais da Administração Municipal também estão suspensas, com exceção para assuntos de excepcional interesse público.

Trabalhadores das redes pública e privada com mais de 60 anos, gestantes, pessoas com imunodeficiência ou com doenças crônicas deverão trabalhar remoto, obedecendo ao Protocolo de Isolamento Domiciliar. Também estão suspensas as férias de profissionais da saúde, assistência social, guarda civil e gabinete da Prefeitura.

O documento trata ainda do período de observação e quarentena de todos os cidadãos rosarienses que tenham voltado de viagem nos últimos sete dias de países onde haja transmissão comunitária do Coronavírus.

Segundo a médica Maria do Rosário Oliveira, mestre em anatomia patologista, toda a rede de saúde local está sendo preparada para atender casos da doença. "O município já pôs em prática uma série de ações, como o Plano de Contingência à Covid-19. Estão trabalhando juntos a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde, a Clínica Nossa Senhora do Rosário, a Unidade Mista (SESP) , além da Secretaria de Educação", contou a médica.

A secretaria de Saúde de Rosário, Viviane Arruda, esclareceu que até o momento não há nenhum  caso da doença no município, mas que o Plano atua justamente na prevenção.

"Não temos nenhum caso confirmado em Rosário, e gostaríamos de permanecer assim, mas a situação é grave no mundo todo e por isso precisamos agir o quanto antes. O momento é de tomar medidas de prevenção, e estamos preparados, seguindo todos os protocolos que foram orientados pela Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e também o Plano Estadual de Contingência da Covid-19 no Maranhão", destacou a secretária Viviane Arruda.

O município dispõe de uma ouvidoria especial para tratar da contingência do Coronavírus. Os rosarienses podem entrar em contato pelo número (98) 99120-9804 para buscar informações detalhadas.

Para maiotres informaçoes segue decreto:http://painel.siganet.net.br/upload/0000000572/cms/images/editor/files/decreto%20-%20combate%20ao%20corona%20virus.pdf

RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65100000