Saúde

Agosto Dourado: Secretaria de Saúde intensifica ações de apoio ao aleitamento materno

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Especialidades juntamente com equipes do PSF – Programa de Saúde da Família, promoveu na Unidade Básica de Saúde do bairro da Vila Ivar Saldanha, ações em alusão à campanha “Agosto Dourado”, mês dedicado a tratar sobre a importância do aleitamento materno, fundamental para o crescimento saudável da criança, principalmente nos primeiros 6 meses.

O objetivo é chamar a atenção para importância da amamentação na construção de uma saúde com base sólida. Pesquisas apontam que o leite materno, além de proteger a criança pequena contra diarreias, pneumonias, infecções de ouvido e alergias, propicia melhor desenvolvimento do sistema nervoso, forte vínculo com a mãe e menor chance de desenvolver diabetes, obesidade, hipertensão arterial e vários tipos de câncer na vida adulta.

As ações seguem durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde, UBS's, com abordagens de temas sobre a alimentação correta durante o período de amamentação de lactantes, orientações, consultas médicas com ginecologista/obstetra, além de dinâmicas e sorteios para as gestantes. Sobre o recém-nascido é trabalhado a pega correta da mama e o incentivo da amamentação materna. As abordagens são realizadas por meio de peças teatrais, rodas de conversas e palestras.

ASCOM – Assessoria de Comunicação

Mais em Saúde