Programas sociais

Rosário inicia as atividades do Programa Agentes Jovens de Desenvolvimento Rural Quilombola - ADRQ

Nesta segunda-feira (18), na escola Maria José Macau, no Centro de Rosário, 30 jovens quilombolas, entre 15 e 18 anos, que completaram o ensino médio, residentes de comunidades quilombolas, na zona rural de Rosário, participaram da abertura das atividades de qualificação para atuação no âmbito do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ). Eles serão remunerados de forma individual no valor de R$ 300, 00 durante 12 meses.

O Programa ADRQ do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), com apoio da Prefeitura Municipal de Rosário, tem como foco territorial os municípios de maior densidade populacional quilombola rural das Rotas Quilombolas do Maranhão, entre os quais está Rosário, no baixo Itapecuru.

Vale ressaltar que Rosário é o único município que conseguiu preencher todas as vagas disponíveis para jovens quilombolas. E que isso só foi possível graças as iniciativas das superintendências municipais de Igualdade Racial (SUIR) e a da Juventude (SJM), pois o município assumiu a responsabilidade de orientar os jovens durante o período de inscrições que foram gratuitas e abertas a todos, conforme o edital.

A qualificação em Rosário, além da parceria da SUIR e SMJ com o Governo do Maranhão, conta também com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEAGRI), garantindo inclusão, transportes, alimentação, segurança e locais de aulas (teóricas e práticas).

Participaram do ato inicial: a professora Socorro Guterres que é secretária de Estado da Igualdade Racial e que ministrou a aula inaugural; o superintendente municipal da Igualdade Racial, Josias Santos; o superintendente municipal da Juventude, Christian Luan; Wellison Martins, coordenador da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, assessores técnicos, além dos jovens quilombolas que foram beneficiados pelo programa.

Mais em Programas sociais

Endereço: RUA URBANO SANTOS, 970 \ CENTRO \ ROSÁRIO - MA \ CEP: 65150000